PL institui Programa “Bombeiros nas Escolas” na rede municipal de Prudente

De autoria da professora Joana D’Arc (União Brasil), proposta foi aprovada em primeira e segunda discussões, e deverá ser desenvolvida pela Prefeitura

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/05/2024
Horário 09:39
Foto: Maycon Morano/Comunicação Câmara Prudente
Vereadores apreciaram oito projetos de leis e um projeto de lei complementar
Vereadores apreciaram oito projetos de leis e um projeto de lei complementar

Os vereadores da 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente apreciaram, durante a sessão ordinária dessa segunda-feira, oito projetos de leis e um projeto de lei complementar. Entre eles, está o PL 01137/18, de autoria da professora Joana D’Arc (União Brasil), aprovado em primeira e segunda discussões, que institui a política pública de incentivo à criação do Programa “Bombeiros nas Escolas” e permite à administração municipal inserir como carga no curriculum dos alunos da rede municipal de ensino, sendo o ensinamento ministrado pelos membros do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
“A coordenação e desenvolvimento do presente projeto caberá, quando efetivado, à Secretaria Municipal de Educação. Implementado, o programa deverá observar um conteúdo programático destinado à exposição e difusão entre nossos jovens, através de aulas teóricas e práticas, de maneira presencial ou por meios virtuais, de emergência, prevenção bem como, de acidentes, como agir em situações de noções de primeiros socorros em geral”, aponta o projeto.
“As ações educativas para agir de forma adequada perante os diversos tipos de ocorrências são de suma importância. E, é neste sentido que o projeto visa disseminar uma cultura a prevencionista capaz de impactar na redução de sinistros e acidentes, sobretudo atuando junto à juventude escolar, instruindo-a sobre prevenção contra incêndios, necessidade de prevenção em diversas ocorrências, e utilização de equipamentos de combate a incêndio e noções de primeiros socorros, além de como proceder em uma situação de emergência”, justifica a vereadora, sobre a necessidade de promoção do programa. “Estas ações educativas são fundamentais para incutir em nossa sociedade a cultura da prevenção, por consequência, reduzir o número de acidentes, buscando resultados visíveis já no médio prazo”, finaliza.

Em pauta
Durante o expediente com votação da sessão desta segunda-feira, foram aceitos 31 requerimentos de providências e de informações; sete moções; três requerimentos de pesar; um requerimento de cartão de prata; e 47 requerimentos de congratulações. Antes, no expediente sem votação e de leitura de ofícios, os parlamentares encaminharam ao Executivo 64 indicações de melhorias para diversos bairros de Prudente. Também foi realizada sessão informal para a entrega de cartão de prata ao Cartório Bruna, conforme Requerimento 9.707/18, de autoria do chefe do Legislativo, vereador Tiago Oliveira (PP).
 

Publicidade

Veja também