A Prefeitura de Pirapozinho, através da Divisão Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, realizou, nesta semana, o 1º Fórum Regional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O evento, realizo no CCI (Centro de Convivência do Idoso), além de Pirapozinho, contou com a participação das cidades de Narandiba, Tarabai, Estrela do Norte e Sandovalina.
O fórum também contou com a presença de autoridades municipais, representantes regionais, conselheiras, advogados, professores, integrantes de movimento sociais, psicólogos, mães e avós.
A finalidade foi mobilizar a população para o assunto e fortalecer políticas públicas, órgãos e serviços voltados ao resgate das mulheres e meninas que se encontram em situação de violência. “Estamos trabalhando na construção de alternativas, mecanismos e serviços para as mulheres e meninas em situação de violência”, ressalta Jussara Lima Silva, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Pirapozinho.
Para a diretora da Divisão Municipal de Assistência Social, Gisele Raquel Ambrózio, “a realização do fórum em Pirapozinho possibilita abrir novos leques no enfrentamento da violência contra as meninas e mulheres”.
Entre os temas apresentados no fórum, estavam mapeamento da Rede de Atenção à Violência Contra as Mulheres, ciclo da violência, pandemia e atuação da segurança púbica, a saúde mental da mulher em situação de violência e os fatores de proteção.
Fechando o fórum, foi formado um Comitê Regional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. O primeiro encontro do comitê está marcado para 8 de fevereiro de 2023, em Pirapozinho, onde será elaborado um calendário de ações.