Pirapozinho se destacou no ranking do programa “Previne Brasil”, do Ministério da Saúde, que mede os indicadores de desempenho e qualidade de atenção básica de saúde nos municípios brasileiros. Dos 645 municípios do Estado de São Paulo, Pirapozinho fiou em 19º lugar no ranking e em 1º lugar por faixa populacional entre 20 e 50 mil habitantes.
Esse resultado é referente ao segundo quadrimestre de 2022 e foi divulgado pelo Ministério da Saúde, por meio da SAPS (Secretaria de Atenção Primária à Saúde), neste mês de outubro.
De acordo com a diretora da Divisão Municipal de Saúde, Paula Vanessa Bobatto, as boas novas foram aferidas já no primeiro quadrimestre deste ano, quando Pirapozinho ficou entre os 30 melhores, estando na 26ª posição na avaliação da qualidade dos serviços de atenção básica pelo Ministério da Saúde e, consequentemente, subindo 115 posições no ranking estadual.
Essa classificação foi o ponto chave para uma melhor organização do processo de trabalho em saúde no município. “Foram feitas melhorias em todas as unidades em relação à aquisição de equipamentos de informática, qualificação e monitoramento das equipes, retomando as atividades preventivas essenciais, com foco na humanização da assistência ao usuário. A administração nos atende com o melhoramento da frota, com novas ambulâncias, aquisição de ônibus com acessibilidade, veículos específicos para o transporte de passageiros com doenças crônicas, como é o caso da hemodiálise”, esclarece a diretora de Saúde.
Para Paula, os dados demonstram o comprometimento da equipe com a atenção básica no período de grande desafio da pandemia da Covid-19. “Com a divulgação deste novo resultado, nos colocando em primeiro lugar no ranking da faixa populacional, é a concretização e mérito da equipe comprometida, engajada e qualificada. E isso é demonstrado nos números que colocam Pirapozinho em um patamar alto na saúde. Isso nos alegra e nos motiva a trabalhar cada vez mais para oferecer uma saúde de qualidade para a população”.
O prefeito Lucas Padovan dos Santos Pavani (Pros) ressalta que a conquista é resultado de muito empenho e trabalho da Divisão de Saúde e equipes. “Estamos felizes por estarmos atingindo nossos objetivos. É assim que nós estamos trabalhando, mostrando resultados de uma saúde digna para a população”, afirma.
Para o chefe do Executivo, esse avanço no ranking do Ministério da Saúde se deu graças às intervenções das equipes de atenção básica, que se desdobram para oferecer atendimento de qualidade. “A saúde de Pirapozinho melhorou, mas ainda é possível melhorar mais com investimentos na estrutura e, principalmente, na atenção humanizada dos usuários”.
Recentemente foi adquirido um aparelho de ultrassonografia que vai diminuir o tempo de atendimento dos moradores que necessitam desses serviços, que antes eram encaminhados para Presidente Prudente. “Através destes investimentos foi possível contar com a aprovação para a criação de uma nova unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família), para o Jardim Natal Marrafon, que tem uma demanda grande. Em breve entregaremos os serviços de raio-X, nunca existentes em Pirapozinho. São medidas tomadas no início da gestão e que estão gerando bons frutos agora”, explica o prefeito.
O movimento desses indicadores do Previne Brasil permite que as gestões federal, estadual, municipal e profissionais da saúde, avaliem o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelos municípios, viabilizando assim a implementação de medidas de aprimoramento das ações no âmbito da atenção primária, além de ser um meio de dar mais transparência aos investimentos na área da saúde para a população.
Foto: Cedida
Município ficou em 1º lugar no ranking por faixa populacional