Arte, cultura e muitas cores farão a festa neste domingo (29), a partir das 8h, na Cidade do Skate, através do 2º Festival de Arte Urbana de Pirapozinho. Nesta segunda edição, a ação busca incentivar, por meio de políticas públicas, a arte urbana em espaço público da cidade.
O evento contará com uma grande galeria de arte, música, dança e esportes ao ar livre e várias outras atividades, das 8h às 18h, com artistas do próprio município. O palco para o festival será a Cidade do Skate, que fica localizada na Rua Jéssica Marcela Roma Minigacca, nº 210 – Jardim Vantini I. O muro ao lado das pistas de skate ganhará uma pintura com técnica de grafitagem.
O espaço também receberá apresentações de breakdancing, com o professor Jeferson Diego e alunos do Ponto de Cultura Piração Cultural. Para animar ainda mais o festival, terá na programação, uma batalha de rimas com a participação de MCs e apresentações de DJs.
Dentro da programação, também acontecerá a edição do Best Trick Nas 4 Skate House, nas categorias infantil e livre. Já a classificação etária dos artistas é livre.
O diretor da Divisão Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Alexsandro Silvestre Gonzaga, é quem vem organizando esta 2ª edição do festival. Segundo ele, a ideia surgiu ao perceber a necessidade de fomentar a arte no município, possibilitando que os moradores valorizem e apreciem cada vez mais artistas e suas modalidades. “Ações como nosso festival são necessárias para despertar na população essa admiração e respeito pelas artes”, afirma Alexsandro Silvestre Gonzaga.
O evento é gratuito. As apresentações e intervenções são abertas ao público.
A 1ª edição do Festival de Arte Urbana de Pirapozinho foi realizada no mês de novembro de 2022, e o Museu Histórico e Pedagógico Cacique Tibiriçá recebeu a intervenção “Arte Urbana SP”. Artistas participantes do projeto realizaram grafites nas paredes do museu, desenhando as linhas e traços que resultaram na nova pintura artística do local.
O 2º Festival de Arte Urbana de Pirapozinho será realizado pela Prefeitura, juntamente com a Divisão Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, por intermédio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, através o Programa de Difusão da Associação Paulista dos Amigos da Arte, que têm como objetivo impulsionar e enriquecer a apreciação de atividades artísticas culturais, ao mesmo tempo que valorizam o crescimento da cultura local, identidades regionais e narrativas históricas.
Foto: Cedida
1ª edição do Festival de Arte Urbana de Pirapozinho, Museu Histórico e Pedagógico Cacique Tibiriçá recebeu intervenção “Arte Urbana SP”