A Prefeitura de Pirapozinho inaugurou na manhã de ontem a Estação de Triagem da Coleta Seletiva “Edmilson de Brito, Matogrosso”, na Estrada Municipal Ângelo Grisani, no quilômetro três. A obra teve investimento de aproximadamente R$ 1,3 milhão e, de acordo com o Executivo, o início dos trabalhos da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Pirapozinho contribuirá para minimizar os impactos ao meio ambiente, já que considerável parte do lixo domiciliar será levada à reciclagem. “Além disso, a cooperativa tirará da informalidade os atuais trabalhadores cooperados”, informou o prefeito Orlando Padovan (DEM). A presidente da cooperativa, composta por 17 cooperados, por sua vez, informou que a idealização vai além de um ambiente de trabalho, se trata de um “maior sonho”.
Conforme informações da administração pública, durante a inauguração houve a leitura da biografia do homenageado, Edmilson de Brito, Matogrosso, que cede nome ao local, e realizado um discurso por parte de sua filha, Isangela, representando seus familiares. Padovan, por meio da assessoria de imprensa, informou que o início dos trabalhos da cooperativa contribuirá para minimizar os impactos ao meio ambiente, já que “considerável parte” do lixo domiciliar será destinada à reciclagem.
“Além disso, a cooperativa tirará da informalidade os atuais trabalhadores cooperados, que antes sobrevivam recolhendo materiais recicláveis no extinto lixão da cidade e agora estão sendo inseridos no mercado de trabalho, com condições seguras e salubres para o exercício de tão nobre profissão”. O Prefeito aproveitou a oportunidade para anunciar que o Consórcio Intermunicipal do Pontal do Paranapanema, formado por Pirapozinho, Narandiba e Sandovalina deu início à abertura de processo licitatório para contratação da empresa de engenharia que executará as obras do aterro sanitário, segundo a Prefeitura. “Inicialmente o valor do investimento do nosso município está estimado em mais de R$ 2 milhões. É com muita alegria que anuncio: o dinheiro para esse fim já está reservado e são recursos próprios da Prefeitura”, revelou.
A Presidente da Cooperativa, por sua vez, em nome da equipe, afirmou estar contente com a inauguração de ontem e com os trabalhos que devem iniciar já na segunda-feira. “Fomos unidos pelas mesmas dores, às vezes pela mesma fome, mas principalmente por um sonho coletivo. Nossa cooperativa, que inauguramos hoje, é muito mais que um lugar onde vamos trabalhar com segurança, ela é o nosso maior sonho. Agora não somos mais catadores do lixão, somos catadores de materiais recicláveis e vamos garantir nosso futuro”, enfatizou à assessoria de imprensa de Pirapozinho.
Recursos
Além de recursos próprios, foram investidos recursos provenientes do programa de compensação ambiental, acordo entre MPF (Ministério Público Federal), MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo), Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e Caixa Econômica Federal. Foram adquiridos, dentre outros materiais, esteira de elevação, funil de separação, esteira de triagem, empilhadeira elétrica, prensa hidráulica vertical, balança, mesa de triagem, e carrinhos da coleta seletiva, que ocorrerá na área de abrangência da Estratégia Saúde da Família 6 - Central e na terça-feira na área de abrangência Estratégia Saúde da Família 7 - Jardim Morada do Sol.