Dois importantes momentos para a Cultura de Presidente Prudente ocorreram ontem pela manhã no Centro Cultural Matarazzo: a inauguração do espaço reservado à Pinacoteca e a reabertura da Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César que passou por ampla reforma e reestruturação. Autoridades civil e militar, servidores públicos, vereadores, deputados representados, secretários municipais além do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (PTB), e seu vice Marcos Vinha (PT) estiveram presentes na solenidade cultural.
Segundo a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), em relação à reforma da biblioteca mantida pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura), esta iniciou na primeira quinzena de novembro de 2015. Durante o ato, o secretário da pasta, José Fábio de Sousa Nougueira ressaltou que em mais de 70 anos a biblioteca nunca recebeu uma reforma como esta. "Cem por cento tudo novo. Espaços, acervo, mobiliário. E é motivo de grande alegria inaugurar o espaço físico da Pinacoteca. A gente começa a ter o sentimento de missão cumprida, minha equipe fez o melhor que podia fazer porque amamos essa cidade", exclamou o secretário.
A cada três meses uma nova mostra estará disponível na Pinacoteca, no Matarazzo
Agora o Matarazzo ganha mais um novo espaço: a PimPP (Pinacoteca Municipal de Presidente Prudente) que conta com um acervo de 200 obras plásticas de artistas brasileiros, sendo elas pinturas, desenhos e gravuras. No espaço, haverá exposições diferenciadas a cada três meses.
O prefeito agradeceu a todos enaltecendo que o Matarazzo é considerado um dos dez melhores espaços culturais do Estado. De acordo com ele, além da importância histórica do espaço físico, é importante que se tenha um local adequado para que se pratique cultura, o que transformou Prudente referência cultural.
Conforme o chefe do Executivo, o poder público e a população civil podem caminhar de mãos dadas. "Aqui, temos investimentos do governo do Estado, do município e dos cidadãos prudentinos, por meio dos empresários que fizeram doações para o acervo da biblioteca. Não esquecendo da boa vontade dos funcionários desse espaço, que tiveram a iniciativa de alocar esses recursos junto as mesmos. A todos, meu agradecimento", salientou Tupã.
Ressaltou ainda a importância de se homenagear as pessoas em vida. "Seu Juca e o professor Benjamin são pessoas que representam a história de Presidente Prudente, fico muito feliz em homenagear as pessoas que fizeram algo importante e diferente pela cidade ainda em vida", frisou.
Reforma
A Biblioteca foi contemplada com R$ 200 mil do Projeto Novos Ambientes na Biblioteca Pública no Programa de Modernização das Bibliotecas Públicas Municipais vinculadas ao SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas ), da Secretaria de Estado da Cultura. Além, da contribuição do Projexb (Projeto de Expansão de Bibliotecas).
A reforma teve como objetivo melhorar a ambiência da biblioteca, com aquisição de novas estantes, mesas, cadeiras, estofados, ar condicionado e acervo atualizado (70 mil títulos), bem como acomodar e preservar adequadamente o acesso e usuários da biblioteca de forma a atrair novos usuários ao ambiente agradável e confortável.