O cineasta Vicentini Gomez e sua equipe, responsáveis pela produção do longa-metragem "Histórias & Estórias - cem anos - Presidente Prudente", estão novamente na cidade reforçando a campanha de coleta de material iconográfico (fotografias, documentos, filmes e vídeos que contenham depoimentos de moradores antigos, muitos já falecidos, relatando histórias, causos, fatos e boatos), para a produção do filme. Na tarde de ontem, durante coletiva à imprensa, no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, o diretor devolveu parte dos documentos recebidos, tudo digitalizado, para as pessoas que contribuíram. As doações podem ser feitas até o dia 15 de dezembro.
Rosa recebeu ontem das mãos de Vicentini Gomez, o material que cedeu, mas agora restaurado
"Queremos que as pessoas tenham a certeza de que todo material será devolvido e se estiver em condições ruins recebe de volta tudo novo, revitalizado, restaurado, digitalizado. Estamos com materiais incríveis, como uma foto da construção da ponte do Rio Paraná, de famílias em casa, dentro de comércio antigos, que nem no museu tinha", ressalta Vicentini.
"Apesar de ter uma equipe habilitada trabalhando diretamente, a sociedade pode e deve contribuir, pois após a conclusão, este filme servirá como material de pesquisa, será patrimônio público, ou seja, para a população. O governo municipal continuará auxiliando em toda a infraestrutura necesária", ressalta o chefe da Secult (Secretaria Municipal de Cultura), José Fábio Sousa Nougueira.
Para a coordenadora do museu, Valentina Terescova Romero Flores, o resgate da história da cidade, fatos que muitas pessoas desconhecem, será de grande importância cultural, educacional e social. "É prazeroso nosso envolvimento na busca desses materiais. Porque até nós do museu estamos sendo surpreendidos com coisas que não tínhamos", exalta.
Colaboradores
Assim como foi a primeira doadora, Rosa Angela Chedid Cavalcanti foi igualmente a primeira a receber digitalizado o material que cedeu - de seu pai Soubhi Chedid (in memorian), comerciante muito conhecido na cidade, no passado.
Rosa lembra que as pessoas da sua idade ou mais sempre compraram na loja do seu pai, Soubhi Camisaria, que confeccionava artigos masculinos e lingerie feminina. "Ele era muito simpático, alegre, o que conquistava a fidelidade das clientes, assim como ele era fiel assinante de
O Imparcial, desde sua fundação sendo até homenageado em 2001 pelo jornal. Nada mais merecido do que ele fazer parte dessa história. Me sinto orgulhosa em ser filha dele e agradecida à minha mãe que o fez tão feliz até seus 99 anos", explana.
Fernando José Fortunato foi o outro colaborador que, de tantas doações, contribuiu com documentos, revistas, fotos, cartões postais e materiais dos primeiros movimentos culturais de Prudente, relíquias de seu avô, conhecido como maestro Fortunato. Conforme Vicentini, uma das músicas do maestro pode até estar na trilha sonora do filme. "Ele trouxe tanta coisa que tive que colocar em blu-ray!", exclama.
Campanha
"Se você viveu ou ouviu falar de pessoas que contribuíram na construção e desenvolvimento de Prudente, nos procure para contribuir com o que você tiver de material antigo. Estaremos no museu neste fim de semana para recebê-los com todo prazer, mas a campanha segue até dia 15 de dezembro", solicita Vicentini.
Outra coisa que a equipe aproveita para fazer neste fim de semana é visitar e tentar sensibilizar empresas e empresários para patrocinarem o filme do centenário. "Graças a Deus já temos 40% de auxílio do Torra Torra e da Andorinha. Mas precisamos ainda de 60% e contamos com a ajuda destes que fazem parte da evolução, do progresso da cidade!", exclama Vicentini.
O diretor lembra que é importante esclarecer aos empresários que os recursos doados não irão onerar o caixa da empresa, pois serão doados como renuncia fiscal, isto é, parcela dos impostos que a empresa já paga ao governo estadual.
serviço
PLANTÃO
Hoje, a equipe estará de plantão no Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, das 9h às 18h e no sábado, das 9h às 10h. A campanha de doações continuará até o dia 15 de dezembro, e quem tiver fotos antigas e documentos é só levar no museu, no horário de atendimento, das 9h às17h.