Pesquisa contribui com dados para plano de resíduos sólidos

Resultado é levado à administração pública e apresentado para empresários, estudantes e engenheiro da Cetesb

PRUDENTE - Da Redação

Data 05/09/2018
Horário 15:55
João Paulo Barbosa/AI da Unoeste - Alessandra Harumi, durante apresentação na noite de ontem, dos resultados de sua pesquisa
João Paulo Barbosa/AI da Unoeste - Alessandra Harumi, durante apresentação na noite de ontem, dos resultados de sua pesquisa

Em pesquisa desenvolvida junto ao mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, a administradora empresarial Alessandra Harumi Sakai dos Santos fez levantamento circunstanciado sobre o gerenciamento de resíduos industriais no Distrito Industrial Antônio Crepaldi, localizado na zona sul de Presidente Prudente. O estudo contribui com dados para elaboração de um PGRS (Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos), apresentados para alguns segmentos.

Inicialmente, os dados foram mostrados para o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), em seu gabinete. Na noite de ontem, no Auditório Buriti, no campus II da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), foi feita uma apresentação para empresários, estudantes dos cursos de Administração e Gestão Comercial e ao engenheiro Hilton Ubukata, da Agência Ambiental de Prudente, vinculada à Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). Também estiveram presentes os professores Wilson Lussari, Moisés da Silva Martins e Rose Meire Riçato Ueda.

A orientadora do estudo, Dra. Edilene Mayumi Murashita Takenaka, disse que o compartilhamento de resultados de uma boa pesquisa gera benefícios à comunidade. “Importante salientar que o tema tratado na pesquisa (gerenciamento de resíduos industriais) é atual e os empresários do setor devem se atentar para regularizar suas empresas”, disse a professora Edilene, que leciona nos curso de Administração e de Gestão Comercial e que fez parte do corpo docente do mestrado em Meio Ambiente, tendo Alessandra como uma de seus orientandos e que se tornou mestre nesta área, em abril deste ano.

A pesquisa foi motivada pelos debates sobre a implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos, associada à preocupação com o meio ambiente e práticas de sustentabilidade. O levantamento de dados foi feito com informações obtidas junto à Cetesb, extraídas dos formulários de caracterização de cada indústria, licenças ambientais, relatórios periódicos de geração de resíduos e pareceres técnicos de fiscalização. Também foi feita pesquisa de campo para a confirmação de dados com os responsáveis por cada empreendimento.

Com AI da Unoeste

 

 

 

 

Publicidade

Veja também