Um pescador de 53 anos foi autuado, nesta quinta-feira, pela prática de pesca predatória durante a piracema no Rio Paraná, em Panorama. O valor da multa foi de em R$ 1.056. Durante policiamento náutico no curso das águas do Rio Paraná, uma equipe da Polícia Ambiental constatou o homem na prática de pesca irregular, com a captura de 11 peixes nativos da espécie piau-três-pintas, totalizando 2,8 kg.
Devido à época de reprodução natural dos peixes nativos da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, é proibida a captura e o transporte de peixes nativos. O pescador foi penalizado com um auto de infração ambiental “por pescar em período no qual a pesca seja proibida”, infringindo o disposto do artigo 35 da Resolução Sima 05/21.
Os peixes foram apreendidos pela Polícia Ambiental e por estarem vivos foram devolvidos ao habitat.
A ocorrência foi apresentada à delegacia de polícia de Panorama pelo cometimento de crime ambiental, conforme o artigo 34 da Lei Federal n⁰ 9.605/98, que prevê detenção de um ano a três anos ou multa, ou ambas as penas cumulativamente, para quem “pescar em período no qual a pesca seja proibida ou em lugares interditados por órgão competente”.