1- Quais são as consequências do tabagismo?
Existem muitas condições médicas que são diretamente causadas pelo tabagismo, mas a mais frequente e a que mais mata são as doenças cardiovasculares, entre elas: o infarto do miocárdio, o AVC, etc. Além dessas, tem o câncer de pulmão, de boca, de esôfago, pâncreas, testículos, próstata, enfisema pulmonar, bronquite crônica, etc.
Gestantes que praticam o tabagismo podem causar sérias complicações na gravidez, inclusive, levar ao aborto.
2- Quanto tempo um fumante leva para ter câncer?
Quanto maior for o tempo de exposição ao cigarro e a quantidade fumada por dia, maior será o risco de câncer, doença cardiovascular, etc.
3- Qual é o tratamento para o tabagismo?
Existem opções de tratamento, o psicológico e o medicamentoso. Atualmente, existe tratamento para o tabagismo com medicamentos ou por via oral ou com adesivos cutâneos com excelentes resultados, mas o paciente precisa dar o seu sim.
4- O cigarro eletrônico faz parte do tabagismo?
O cigarro eletrônico é um tremendo mal, pois tem efeitos nocivos sobre o organismo, causando até mais complicações que o próprio cigarro tradicional.
5 – Como ajudar um dependente?
O auxílio ao dependente deve contemplar:
Tratamento psicológico, com sessões de terapia semanais, medicamentoso e espiritual com aconselhamento espiritual pelo sacerdote da sua paróquia, para a libertação do tabaco.