“Peregrinos da Esperança” é o tema escolhido pelo papa Francisco para o Ano Jubilar de 2025, o primeiro deste terceiro milênio. Em preparação para o Jubileu, a Igreja vive este ano de 2024 o Ano Santo de Oração, somos chamados a intensificar nossas orações, de forma especial, rezando e meditando a Oração do Pai-Nosso, ensinada pelo próprio Jesus aos seus discípulos. Dessa forma, vamos aos poucos abrandar nossos corações tantas vezes endurecidos pelos percalços da vida cotidiana para que, mais abertos à ternura do Pai, possamos alcançar as graças que nós e o mundo tanto precisa. A oração, quando feita segundo o propósito delineado pelo Cristo de Deus que aqui pisou, viveu e caminhou, deixando seus rastros e marcas na terra e nos corações de todas as gerações passadas, presentes e futuras, agrada o Coração do Pai e corrige as más práticas humanas. Sejamos “Peregrinos da Esperança”, firmados na fé, alicerçados na oração e sustentados pelo Verbo Encarnado, Jesus Eucarístico! Em suas catequeses, o papa Francisco faz questão de nos lembrar sempre que a oração é o caminho para entrar em contato com a verdade mais profunda de nós mesmos, onde está presente a própria luz de Deus, incentivando a todos a uma vida constante de intimidade com o Pai, que transforma “não só a pessoa, mas também a comunidade que a circunda, inclusive onde o mal parece levar vantagem”. A Igreja de Cristo é dinâmica pois, movida pelo Espírito Santo, mostra constantemente que toda Graça e Redenção nos vêm por meio da Bondade do Pai, da nossa perseverança e livre adesão aos seus planos. A oração é nossa base de apoio, nossa forma de dialogar com o Pai, seja para agradecer, seja para pedir. Quando nos faltam palavras, sobram orações. Rezar várias vezes a mesma oração não se trata de mera repetição quando o fazemos com fé e confiança. Jesus ensinou seus discípulos a rezarem uma das mais profundas orações que fundamentam a fé no Pai Celestial e ao mesmo tempo expressa a confiança filial da entrega total de nossas vidas nas Mãos do Pai Nosso, Deus que nos criou! De forma simples, porém com firmeza e humildade, a oração do Pai-Nosso nos faz reconhecer que somos criaturas diante do Criador. Assim devemos nos colocar diante do Pai. Deus é o Pai Nosso, não é meu apenas, é Nosso, todos somos filhos, Ele É Único! Juntos, de mãos dadas com Nossa Senhora de Lourdes, como uma grande Família Diocesana Missionária, meditando a oração do Pai-Nosso, caminhemos como “Peregrinos da Esperança” rumo ao Ano Jubilar de 2025 e aos 60 anos de história de nossa Diocese. Que a oração pessoal e comunitária seja a bússola que orienta, a luz que ilumina o caminho e a força que sustenta cada um de nós para acolhermos os dons da graça e do perdão oferecidos pelo Pai, nosso Deus Criador.
MINI SERMÃO
O jubileu é o nome dado a um ano particular de celebração de uma ocasião especial, como o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrado ordinariamente a cada 25 anos. O tema escolhido pelo papa Francisco para o Jubileu de 2025 é “Peregrinos de Esperança”. A peregrinação a igrejas jubilares é um dos principais sinais do Ano Santo. A palavra “peregrinar” tem origem na expressão latina para ager, que significa “através dos campos”, ou para eger, que significa “travessia de fronteira”. Ambas as raízes lembram o aspecto distinto de embarcar em uma jornada. A peregrinação é uma experiência de conversão, de mudar a vida para direcioná-la para a santidade de Deus. O Jubileu é um período especial de celebração e reflexão na vida da Igreja, marcado por sinais significativos que guiam os fiéis em uma jornada espiritual profunda. O ano jubilar restaurar o caminho da fé e matar a sede nas fontes da esperança, a começar pelo sacramento da Reconciliação, ponto de partida insubstituível de um verdadeiro caminho de conversão.
(Autor: Padre Armando Nochetti)
AGENDA PAROQUIAL
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h
MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua reflexão sobre o tema do Ano Jubilar: “Peregrinos na Esperança”.
Segundo o pontífice da fé, o Jubileu de 2025 renovará em nossos corações a esperança de caminharmos firmes na fé, seguindo as orientações que o Espírito Santo nos conduz por meio da Palavra de Deus a fim de nutrir e robustecer a esperança de todos os fiéis. Animado pela espiritualidade do ano jubilar, com as obras de Misericórdia, nos fortalecendo na Oração, buscando a Reconciliação por meio da Indulgência Plena, com momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, possamos em nossas peregrinações aos Santuários Diocesanos renovar nosso compromisso cristão com o coração pleno da graça de Deus que nos trás a esperança em nossa caminhada de fé.
Padre Armando Nochetti
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão.
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000