Pequenos pedaços de papel emblemáticos, selos são a paixão de quem os coleciona

O tempo passou e o número da coleção aumentou.

VARIEDADES - Daniela Silveira

Data 05/03/2013
Horário 17:35
Para algumas pessoas, o selo de cartas perdeu espaço por causa das novas tecnologias. Mas não para o filatelista, que comemora seu dia hoje. O prudentino João Paulo Lenardon, 20 anos, há quatro anos coleciona o pedacinho de papel emblemático. A paixão começou quando sua tia, que mora na Inglaterra, enviou uma carta a sua mãe, com o desenho de um submarino. O tempo passou e o número da coleção aumentou. Atualmente, o colecionador possui mais mil exemplares de países variados, que mostram os animais, a cultura e a política de diversos lugares do mundo.

Jornal O Imparcial João Paulo Lenardon tem 20 anos e há quatro coleciona o pedacinho de papel emblemático; selos de diversos países integram sua coleção

Conforme informações retiradas do site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Correios, pesquisa revela que, dos 3.240 pesquisados, 87,8% dos colecionadores acham que colecionar selos é uma terapia.

A princípio, o estudante se encantou pela beleza dos selos. "Me lembro como se fosse hoje, havia um submarino lindo", diz. A curiosidade de conhecer outras culturas é uma das características marcantes do colecionador, além de desvendar novos mundos. "Hoje tenho selos de países como China, Japão, África do Sul, Estados Unidos Canadá e Grécia, entre outros", relata.

Lenardon conta que sua tia compra e manda muitos selos da Inglaterra, pois ela conhece alguns colecionadores. "Acho legal que ela manda, pois em Prudente não conheço ninguém que tem apelo à coleção", afirma.  Ele diz que não tem paciência para contar os papéis, mas acredita que o número ultrapassa a mil. "Comprei uma pasta específica para adequar minha coleção, mas são tantos que alguns coloco em saquinhos mesmo", expõe.

Segundo o estudante, para se tornar um filatelista, o primeiro passo é gostar de reunir vários pedaços de papel e sempre estar em contato com Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Correios. "Sempre saem selos comemorativos", informa. Ainda acrescenta que se a pessoa puder ter contato com outros colecionadores é melhor, pois é através dos encontros que a troca dos selos acontece", finaliza.

 

Pesquisa


Segundo informações retiradas do site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos Correios, recente pesquisa realizada pelo órgão revela que mais de 90% do público consideram os selos brasileiros bonitos e de qualidade. A pesquisa incluiu três etapas, que envolveram frequentadores das agências filatélicas, leitores da revista Correio Filatélico (COFI) e usuários da internet.

Os resultados demonstram a importância do trabalho de produção do selo em torno de um público específico e a opinião positiva que a população tem sobre Filatelia. Dos 3.240 pesquisados, 69,3% estão na faixa dos 16 aos 45 anos. Do total, 67,2% são homens e a maioria afirma conhecer os benefícios que a Filatelia proporciona. Já 50,3% presenteariam alguém com selos; 87,8% acham que colecionar selos é uma terapia; e 35,6% declaram a prática uma boa forma de investimento.

De acordo com a empresa, a filatelia ultrapassa barreiras culturais, interliga pessoas dos mais distantes lugares do mundo e colabora na ampliação de conhecimentos.

 

saiba mais

COMO COLECIONAR


Os interessados em ter sua coleção de selos, os pedidos podem ser endereçados à Agência de Vendas a Distância na Avenida Presidente Vargas, 3.077, 23º andar. CEP 20210-973, Rio de Janeiro. Os telefones para contato é o (21) 2503-8095/8096. Já o e-mail para contato é [email protected].
Publicidade

Veja também