Mirante do Paranapanema é avaliada como “Gestão Efetiva” pela quarta vez consecutiva no IEGM (Índice de Efetividade da Gestão Municipal) do TCE (Tribunal de Contas do Estado), segundo informa a Prefeitura. O índice tem como objetivo avaliar a efetividade das políticas e atividades públicas desenvolvidas pelas prefeituras nos setores de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, proteção ao meio ambiente, cidade e tecnologia da informação.
A nota foi divulgada nesta quinta-feira (18), no site oficial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (www.tce.sp.gov.br), referindo-se ao exercício de 2023. Este é o quarto ano consecutivo que Mirante do Paranapanema recebe a nota B (Efetiva) na avaliação: 2020, 2021, 2022 e 2023. Ainda de acordo com a Prefeitura, importante destacar que, em 2023, “B” foi a maior nota alcançada na avaliação.
O prefeito Átila Ramiro Menezes Dourado (PSD) ressalta que este resultado é consequência de um “trabalho sério e transparente”. “Desde que iniciamos nossa gestão, realizamos um trabalho sempre feito com transparência e ética, unindo esforços para o bem comum, que é cuidar das pessoas. Os desafios sempre estarão presentes na gestão pública, mas cabe a cada um fazer a sua parte com eficiência e zelo para que tenhamos resultados como esse. Por mais um ano, o quarto consecutivo, alcançarmos esta avaliação nos enche de alegria, pois nos dá certeza que estamos no caminho certo de uma gestão eficiente”.
Ainda de acordo com a Prefeitura, este resultado positivo garante a Mirante do Paranapanema uma das melhores gestões de todo o Estado de São Paulo. Além de Mirante, outros 51 municípios dos 645 que compõem o Estado receberam nota B. Na região oeste, Alta Paulista e Pontal do Paranapanema, apenas três alcançaram a avaliação efetiva. O Executivo informou ainda que menos de 10% das prefeituras de São Paulo têm administrações efetivas, conforme o indicador do TCE-SP.
O Índice de Efetividade da Gestão Municipal é uma ferramenta de diagnóstico que visa avaliar a efetividade da gestão administrativa das prefeituras. Ele é composto por sete indicadores envolvendo boas práticas nas temáticas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, proteção das cidades e governança da tecnologia da informação. Os dados são coletados anualmente por meio de questionários eletrônicos, utilizando-se informações do exercício anterior.