Pela improbidade

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 02/06/2024
Horário 04:12

Os vereadores de Prudente apoiam projeto que tramita na Câmara Federal e propõe caracterizar como improbidade administrativa o descumprimento do pagamento do piso nacional em especial para os profissionais da educação e da enfermagem.

DIREITO EDUCACIONAL
O projeto é da deputada federal Professora Luciene Cavalcante (PSOL-SP), com trajetória na rede municipal da capital, pedagoga e mestre em educação; advogada e pesquisadora em direito educacional. 

RECUSA E REPASSE
O projeto fala em estabelecer punições para os governantes que se recusarem a seguir a lei e também prevê como improbidade o não repasse adequado por parte do governo federal aos Estados e municípios.

POR UNANIMIDADE
Em reconhecimento ao compromisso da parlamentar na defesa dos profissionais da educação e da saúde, foi que o vereador William Leite (PP) propôs Moção de Apoio que recebeu aprovação unânime dos vereadores em sessão ordinária. 

DIREITO NEGADO
A propositura leva em consideração que o piso nacional dos profissionais da educação e da saúde está estabelecido em leis federais e que, apesar disso, prefeitos e vereadores têm descumprido a legislação, negando direito fundamental de remuneração digna. 

PARA REFORÇAR
O documento pede que sejam oficiados sobre a Moção de Apoio ao presidente da Câmara Federal, deputado Arthur Lira (PP-AL), e ao deputado estadual Carlos Gianazzi (PSOL) em seu gabinete na Assembleia Legislativa. 

SOBRANDO TRÊS
A executiva municipal do MDB em Prudente tem em sua lista de pré-candidatos a vereador 17 nomes, sendo 11 homens e 6 mulheres, dos quais serão extraídos para disputar as eleições 9 homens e 5 mulheres.

TOPO DA LISTA
Aristeu Penalva aparece no topo da lista, possivelmente não apenas por ordem alfabética, mas pelo histórico de ter disputado as últimas seis eleições municipais e por mais de uma vez ter ficado como suplente, tal como ocorreu em 2020 com 1.136 votos.

PARCEIRO FIEL
Em 2000 disputou uma cadeira na Câmara pelo PPS e as demais disputas, a contar de 2004, foram pelo PSB liderado local e regionalmente pelo atual prefeito Ed Thomas (MDB), ex-deputado estadual e ex-vereador. 

DEMAIS NOMES
Os demais nomes da lista emedebista de homens são os de Matheus Perussi, Fernando Roque, Delegado Renato, Cláudio da Saúde, Marcelo Budokan, Augusto Psicólogo, Miguel do Gesso, Tio Fabinho, Marião Carteiro e Luciano da Enfermagem.

ELAS E ELE...
Os nomes das mulheres são: Cacilda Turismo, Zenaide Líder Comunitária, Priscila Pereira, Doutora Viviane, Suely Cuba e Tia Sandra Protetora de Animais, que estão predispostas a estar junto com Ed Thomas, que disputará a reeleição. 

PONTO DE PARTIDA
Quando diretor de Desenvolvimento Regional, Francisco Torturello, o professor Xykão, teve destacada atuação na formalização legal para construção do Centro de Reabilitação da Rede Lucy Montoro, que será inaugurado brevemente em Prudente.

Publicidade

Veja também