Pedagogia de projetos para a educação infantil

OPINIÃO - Paula Carneiro

Data 29/10/2024
Horário 05:00

Trabalhar por projetos pode ser uma maneira interessante de privilegiar fatores que são questionados diariamente pelas crianças, o que elas pensam e de que modo constroem seus conhecimentos. Sendo assim, o trabalho por meio de projetos tende a enriquecer a formação da criança, construindo valores sociais, provocando por meio do diálogo, do lúdico e da interação, uma mente crítica. 
As escolas, rompendo com metodologias tradicionais, através de projetos procuram organizar atividades pedagógicas sob o aspecto sociocultural, enfocando as diversidades atitudinais dos professores possibilitando a ampliação do conhecimento das crianças a respeito da realidade cultural, histórica e socioeconômica da sociedade em que vivem. Para tanto, é preciso respeitar tais necessidades das crianças e colocá-las em constante reflexão sobre o mundo e a realidade, discutindo os significados destes temas em seu dia a dia. 
Incluir projetos na educação infantil permite também trabalhar outros conhecimentos, como a literatura, a matemática, resolução de problemas, etc.. Ao professor caberá observar e mediar as diferentes manifestações das crianças, bem como as formas pelas quais elas representam o mundo e o interpretam.
A perspectiva sócio-histórica deve estar atrelada à pedagogia de projetos, segundo as ideias de Leontiev (1978), que deixa clara a importância do sentido na atividade humana. Para esse autor, se uma pessoa não tiver consciência do motivo de seu trabalho, ficará desprovida de sentido, alienada, resultando em uma ação ou aprendizagem sem significado e descontextualizada.
Também é necessário enxergar o ambiente escolar como um espaço de construção de saberes que não podem ser dissociados da necessidade de se relacionar, de socializar, de viver experiências e de colaborar com o desenvolvimento integral da criança de forma a promover a aprendizagem significativa.
A articulação de múltiplos saberes e múltiplos agentes proporcionam uma ação capaz de transformar as crianças em sujeitos autônomos, independentes e capazes de articular propostas, planejar, criticar o que estão aprendendo, avaliar o impacto de suas ações em seu meio social e, ainda, vivenciar uma formação de consciência crítica, política, social e ambiental.

LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. Portugal: Livros Horizonte, 1978.

BARBOSA, Maria Carmen Silveira; HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na educação infantil. Artmed Editora, 2009.
 

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