Pecado da gula

Diocese Informa

COLUNA - Diocese Informa

Data 14/01/2024
Horário 04:05

A gula é considerada um dos sete pecados capitais. Ela tem um significado que vai além de comer e beber sem limites. Representa o egoísmo humano, o querer sempre mais e não se contentar com o que já tem; ou seja, é o pecado do excesso, do desejo insaciável, parente da cobiça. Na sua essência, a gula faz a pessoa extrapolar os limites da saciedade, pelo fato de ela perder o domínio das vontades humanas, e não conseguir se controlar. A gula busca saciar com o excedente de comida, ela vai além das necessidades físicas para alcançar outros desejos humanos.  Tornando assim o pecado do exagero; onde a pessoa devorar por devorar, pela cobiça de possuir. Pode ser gerada devido a essa falta de controle, por um descontentamento, ansiedade, stress, e outros fatores. No tempo em que vivemos hoje, podemos dizer que a busca pela satisfação vem não só pela comida, mas qualquer outra coisa que satisfaça o ego e será possível perceber a fome insaciável que move muitas pessoas, na busca de algo sem limites. 
A gula se refere à falta ás paixões carnais; devido falta de controle e moderação. A gula desconhece o autocontrole, o autodomínio, a renúncia, o equilíbrio. Seus instintos não são domesticados; não é tão simples de lidar com a gula; uma vez que o seu apetite não é moderado; seus impulsos são descontrolados; a pessoa torna-se escrava porque é incapaz de restringir os seus desejos. O dano maior que a gula causa vai além dos comes e bebes, porque quando invade outra esfera da existência humana, prejudica não só a si mesmo, como aos demais em sua volta. a gula tem fama por: "ir além dos limites"; a gula tem fome e quer sempre mais. Nessa busca incontrolável, por não saber lidar com os seus limites, a gula deixa um vazio humano. É nesse vazio que a gula age; qualquer coisa que ele alcance ainda é insuficiente para o tamanho do seu querer. Ele não pensa no outro, é incapaz de exercer a empatia. Egoísmo e cobiça são a marca de sua ganância. Afinal, a gula não conhece limites e regras. A única coisa que o alimenta é a vontade de consumir cada vez mais. Sua sede de possuir faz de qualquer um em seu caminho um degrau para chegar além; a gula quer muito, mas quer só para ele. Assim é a gula, sua fome é insaciável; ela quer sempre mais, qualquer coisa que alcance ainda é pouco diante do que pode atingir.

MINI SERMÃO
Estamos inseridos em uma sociedade egoísta e gananciosa, onde as pessoas estão sempre insatisfeitas. O descontentamento é nítido, a busca desenfreada por algo a mais, vem causando distúrbios e afetando as relações humanas. Devemos aprender a controlar os nossos desejos, egoísmo e insatisfações. É necessário buscar a paz interior, saber que temos limites, e que eles devem ser respeitados, para não causarmos distúrbios alimentares e de convivência e aprendermos a se contentar com que temos e somos. 
(Autor: Padre Armando Nochetti) 

AGENDA PAROQUIAL:
-Presidente Prudente – Distrito de Montalvão
-Missas aos domingos 8h e 19h

MENSAGEM DO PAPA
Papa Francisco em sua audiência geral, na sala Paulo VI. Na catequese sobre vícios e virtudes, comentou que: a gula é a "loucura do ventre". O caminho é a sobriedade
“Jesus quer que sejamos alegres na sua companhia, mas quer também que participemos nos seus sofrimentos, que são também os sofrimentos dos pequenos e dos pobres. Jesus é universal”, declarou Papa, Francisco.
O Pontífice fez uma relação entre o homem com o alimento; recordou que o cristianismo não faz distinção entre alimentos puros e impuros. A atenção com a alimentação, não deve estar voltada para a comida em si, mas a relação da pessoa com o alimento. O Santo Padre apontou que essa relação serena estabelecida por Jesus precisa ser redescoberta, especialmente nas sociedades onde se manifestam muitos desequilíbrios e patologias, advindas de uma insatisfação. Essa insatisfação vem de algo interior, revelando tanto a empatia de quem sabe repartir a comida com o necessitado, ou o egoísmo de quem guarda tudo para si. Um dos grandes problemas que levou a sociedade cada vez mais ao egoísmo e individualismo. 

Padre Armando Nochetti 
Admi. Paroquial da Paróquia Nossa Senhora das Graças – Montalvão
Instagram: @sna_armando
Facebook: Armando snz
Informações: Cúria Diocesana (18) 39185000
 

Publicidade

Veja também