"Este foi um dos melhores anos da minha carreira como atleta". Com esta afirmação, o triatleta Paulo César Costa Leite, 49 anos, resume sua trajetória esportiva em 2015. Ele, que difunde o nome de Presidente Prudente nas provas de triatlo por todo o Brasil, através da equipe Nabileque/Irontri/Academia Winner, encerrou as atividades do ano em 29 de novembro, conquistando o título de campeão no Challenge Florianópolis de Triatlo, na praia de Jurerê Internacional.
Desde então, o atleta curte as merecidas férias. Mas, engana-se quem pensa que as competições não estejam na mente do prudentino. Isso porque, Paulo Leite já projeta sua presença nas disputas de 2016. A primeira, segundo ele, ocorre em 29 de maio, no Ironman Florianópolis. O descanso acabou um dia após o Natal, ou seja, em 26 de dezembro o triatleta retomou os treinamentos.
Ele ressalta que a primeira competição em 2016 é dura, intensa e requer um bom preparo do participante, para que consiga enfrentar os 3,8 km (quilômetros) de natação, mais 180 km de ciclismo e ainda 42 km de corrida. "É uma forte competição que requer, no mínimo, cinco meses de preparo", cita.
Paulo Leite explica que o retorno dos treinos começa com a etapa de preparação de "base", composta por atividades de musculação e uma rotina de exercícios mais leve. Depois disso, vem a segunda fase, que tem início no meio de janeiro, onde começam os treinos mais fortes. A terceira fase, o esportista explica que é denominada "bloco de competição", realizada nos dias que antecedem a disputa. "Existe todo um planejamento preparatório", salienta.
Esta prova marca a estreia do triatleta na categoria de 50 a 54 anos, visto que, até este ano, o prudentino participou dos campeonatos na categoria de 45 a 49 anos.
Conquistas
Retomando o balanço do ano, Paulo Leite pontua que "foi um período muito produtivo", para ele e para os integrantes da equipe Nabileque/Irontri/Academia Winner. Falando em equipe, o atleta do triatlo ressalta a força dos companheiros e da família, que dão suporte, apoio e força durante a preparação e nas provas. "São pessoas importantes, que nos ajudam e nos incentivam", explica.
Dentre as conquistas de 2015, Paulo Leite pontua algumas que renderam mais medalhas para sua carreira esportiva. Ele foi campeão da primeira etapa do Paulista de Longa Distância em Brotas; segundo lugar na etapa sul-americana de Ironman, em maio, o que classificou o atleta para o mundial de Ironman World Championship Kona, no Havaí (embora tenha se classificado, Paulo Leite não pode comparecer nesta disputa); ficou entre os dez no Ironman 70.3 de Foz do Iguaçu (PR), em setembro; levou o título de campeão na segunda etapa do campeonato paulista de longa distância, também realizado em Brotas, no mês de outubro e, por fim, o primeiro lugar no Challenge Florianópolis de Triatlo.