Temos um vencedor! Foi declarado campeão do 1º Concurso Comida de Buteco de Presidente Prudente o Rota 567 Snooker Bar, com 795 pontos. O prato eleito pelos clientes foi o Pastelzinho de costela suína defumada com queijo. O resultado veio após a apuração dos votos realizada no Observatório Municipal Anwar Damha, na Cidade da Criança, pelos auditores Luana Gomes, Evandro Furlan, Paulo Sanches e Gustavo Oliveira, todos da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), na manhã de ontem. Em segundo lugar, com 790 pontos, ficou o Restaurante Mané Gula com o prato Frango a Parisiense e, em terceiro, com 786, o Gaúchos Bar, com a Costela à moda gaúcho.
Apuração dos votos foi realizada ontem no Observatório Municipal, na Cidade da Criança
Segundo o secretário de Turismo, Carlos Alberto da Silva Corrêa, o Carlos Casagrande, o evento que fez parte da programação do 1º Festival de Inverno, realizado de 3 a 21 de julho, teve como objetivo fomentar ainda mais o setor gastronômico da cidade, que já é muito bom. "E conseguimos, pois de acordo com os próprios proprietários dos estabelecimentos, chegaram a ter um aumento no movimento de até 25%. Por conta da divulgação do concurso, novos clientes foram atraídos para os estabelecimentos dos participantes", afirma.
Todos os participantes desta primeira edição também serão presenteados com um prato de parede padronizado do concurso. Do primeiro ao terceiro colocado, cada estabelecimento receberá ainda um quadro padronizado da competição nas cores dourada, prata e bronze. Os prêmios serão entregues no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal, na próxima segunda-feira, às 10h.
Palavras do campeão
A gerente do Rota 567, Marília Paganini Murgo, está radiante com o título de campeão do estabalecimento. Conta que o prato vencedor é uma iguaria diferenciada que ela acredita só ser encontrado no bar que administra. Os pasteizinhos, segundo ela, estão ficando cada vez mais famosos e a expectativa é de que sejam cada vez mais procurados, já que é indiscutível o fato de que ele caiu no gosto dos fregueses. "Depois que começou o festival muita gente apareceu para provar e quem ainda não experimentou, não pode deixar de passar por aqui", promove.
Mas, afinal, o que faz estes pasteis tão especiais? Segundo Murgo, o fornecedor da costelinha é um dos segredos do bar. O sabor da carne, conforme conta, tem surpreendido a muitos. "Muita gente não come carne de porco e assuminos um desafio quando decidimos colocar este prato no cardápio. Ficamos muito felizes com o resultado porque faz pouco tempo que o bar está em Prudente e temos recebido bastante elogio, principalmente da cozinha", celebra.
Se só de pensar nos pasteis você ficou com água na boca, a gerente te convida a prová-los para saber porque ele foi considerado a melhor opção no festival. Durante a semana, a iguaria pode ser pedida a partir das 18h, sendo que a cozinha do bar encerra suas atividades à 0h. Aos finais de semana, o prato pode ser desfrutado atè às 2h. O valor da porção com 12 pastéis é de R$ 22,40. "Estamos de portas e braços abertos para receber a todos", convida.
Votação e apuração
Casagrande lembra que cada um dos 20 estabelecimentos participantes recebeu um
banner do concurso, que ficou no local entre 4 e 18 de julho, onde também foi colocada uma urna e disponibilizadas 50 cédulas para votação dos clientes. Os quesitos avaliados foram: tira-gosto (prato inscrito), atendimento, higiene do local e a temperatura da bebida, onde o júri popular avaliou os pratos como as notas ótima (dois pontos), regular (um) e ruim (zero).
Completando a avaliação, cinco conhecedores, especialistas em gastronomia, visitaram os estabelecimentos participantes e realizaram o mesmo julgamento, sendo que suas notas foram de 100 para ótima, 50 para regular e 0 para ruim. "O evento foi um sucesso e estamos felizes com a reciprocidade dos moradores de Prudente e região. Nesse período, muitas pessoas vinham de outras cidades só para provarem os pratos que estavam comncorrendo. Muitos quando chegavam aos estabelecimentos comentavam que era a primeira vez que estavam ali. Estamos felizes", exclama.