Neste sábado (19) tem aventura pelo Rio Paraná! É que será realizado o “1º Encontro Ecológico de Caiaque”, em Rosana. O evento tem a organização da Prefeitura de Rosana em parceria com a Prefeitura de Marilena, no Paraná.
Com um percurso de aproximadamente 14 quilômetros, os participantes vão poder acompanhar a descida do Rio Paraná. De acordo com a organização, a saída está agendada para às 8h, no Balneário Municipal de Rosana, e a chegada no Porto Maringá, em Marilena (PR), e os participantes vão poder contemplar, além das águas cristalinas, alguns pontos turísticos do Rio Paraná, como a Ilha do Pneu e o encontro dos rios Paraná e Paranapanema.
Ainda dentro do cronograma de atividades terá um café da manhã no Balneário de Rosana e o almoço no lado paranaense, tudo gratuito para os participantes.
Segundo a organização, o evento receberá pessoas dos Estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul. O evento não tem caráter competitivo, apenas um passeio contemplativo das belezas naturais do local. Aproximadamente 150 pessoas já se inscreveram.
A iniciativa ainda visa arrecadar alimentos. Todos os participantes farão a doação de um quilo de alimento não perecível. Ainda há a opção da compra da camiseta comemorativa pelo valor de R$ 70.
INSCRIÇÃO
Ainda é possível se inscrever. As inscrições podem ser feitas no site da Prefeitura de Rosana www.rosana.sp.gov.br. No site tem um link para a inscrição.
CURIOSIDADES
- O trecho do Rio Paraná onde está localizado o Balneário de Rosana é o único que possui água corrente. Em todos os outros balneários ao longo da extensão do rio, as águas são represadas;
- Rosana é conhecida como o “Paraíso das Águas Cristalinas”, muito disso se dá pelo fato do fundo do rio ser abundante em areia. Um dos pontos mais visitados do rio, a Ilha do Jurerê Nacional é um grande banco de areia;
- Em Rosana é possível contemplar o encontro dos rios Paraná e Paranapanema, lá existe o marco zero do Estado de São Paulo.
Fotos: Cedidas
Trecho do Rio Paraná, em Rosana, onde acontecerá a descida de caiaque
Ilha do Pneu – um dos pontos turísticos que os participantes vão conhecer durante o percurso