Passe social do transporte coletivo pode atender até 7 mil usuários neste ano em Prudente

Gratuidade ou redução do valor da tarifa de ônibus deve ser solicitada por estudantes até dia 27 pela internet; Prefeitura anuncia fretamento aos alunos do Vida Nova Pacaembu

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 09/01/2024
Horário 13:40
Foto: Mariana Padovan/Secom
Prazo para solicitar passe social do transporte coletivo pela internet vai até 27 de janeiro
Prazo para solicitar passe social do transporte coletivo pela internet vai até 27 de janeiro

A Prefeitura de Presidente Prudente deu início nesta segunda-feira ao período de cadastro e recadastramento do passe social, referente à gratuidade ou redução do valor da tarifa do transporte coletivo em 2024, conforme regras definidas pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação). De acordo com a pasta, a expectativa é atender 7 mil usuários, sendo cerca de 2 mil alunos e acompanhantes da rede municipal de ensino, 3,5 mil estudantes da rede estadual e aproximadamente 1,5 mil matriculados em instituições particulares que se enquadram nos requisitos.

A novidade para 2024 é que as solicitações passam a ser feitas de forma online, pelo sistema de protocolo disponível no site da Prefeitura (presidenteprudente.sp.gov.br). Há um banner na capa da página que direciona para o login.

O prazo para realizar o procedimento eletrônico vai até 27 de janeiro. Para aqueles que não tiverem familiaridade ou acesso à internet, a Prefeitura disponibilizará o atendimento presencial a partir do dia 22 de janeiro, que será estendido até 8 fevereiro, em local a ser divulgado posteriormente.

Também será implementado em 2024 um novo tipo de transporte para o bairro Vida Nova Pacaembu, via fretamento (com van e ônibus) contratado pela Prefeitura, para direcionar os alunos às escolas da região de abrangência. A medida contemplará escolas predeterminadas, com base em rotas e horários específicos, que foram acordados com as famílias em pesquisa realizada no mês de novembro.

Documentação para passe social

Durante o protocolo, devem ser anexados os seguintes documentos: declaração de inexistência de vaga (quando houver escola mais próxima); certidão de nascimento ou RG do aluno; comprovante de endereço recente (emitido há no máximo três meses); e atestado de matrícula para transporte original emitido pela unidade escolar, no modelo específico para fins de transporte, conforme orientação da Diretoria de Ensino.

Dúvidas podem ser esclarecidas com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) pelo telefone 3918-4100.

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