A Prefeitura de Presidente Prudente deu início nesta segunda-feira ao período de cadastro e recadastramento do passe social, referente à gratuidade ou redução do valor da tarifa do transporte coletivo em 2024, conforme regras definidas pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação). De acordo com a pasta, a expectativa é atender 7 mil usuários, sendo cerca de 2 mil alunos e acompanhantes da rede municipal de ensino, 3,5 mil estudantes da rede estadual e aproximadamente 1,5 mil matriculados em instituições particulares que se enquadram nos requisitos.
A novidade para 2024 é que as solicitações passam a ser feitas de forma online, pelo sistema de protocolo disponível no site da Prefeitura (presidenteprudente.sp.gov.br). Há um banner na capa da página que direciona para o login.
O prazo para realizar o procedimento eletrônico vai até 27 de janeiro. Para aqueles que não tiverem familiaridade ou acesso à internet, a Prefeitura disponibilizará o atendimento presencial a partir do dia 22 de janeiro, que será estendido até 8 fevereiro, em local a ser divulgado posteriormente.
Também será implementado em 2024 um novo tipo de transporte para o bairro Vida Nova Pacaembu, via fretamento (com van e ônibus) contratado pela Prefeitura, para direcionar os alunos às escolas da região de abrangência. A medida contemplará escolas predeterminadas, com base em rotas e horários específicos, que foram acordados com as famílias em pesquisa realizada no mês de novembro.
Durante o protocolo, devem ser anexados os seguintes documentos: declaração de inexistência de vaga (quando houver escola mais próxima); certidão de nascimento ou RG do aluno; comprovante de endereço recente (emitido há no máximo três meses); e atestado de matrícula para transporte original emitido pela unidade escolar, no modelo específico para fins de transporte, conforme orientação da Diretoria de Ensino.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) pelo telefone 3918-4100.