Páscoa: Confeiteiras apostam na produção de ovos artesanais para impulsionar as vendas

Mesmo com a alta no preço do cacau, empreendedoras de PP e região buscam estratégias para entregar produtos de qualidade

VARIEDADES - Cassia Motta

Data 28/03/2025
Horário 07:02
Foto: Cedida
Ninho com morango, um dos ovos mais procurados nos pedidos feitos à Maiara
Ninho com morango, um dos ovos mais procurados nos pedidos feitos à Maiara

Brigadeiro com maracujá, chocolate branco com caramelo salgado, Ninho com morango, Ninho com Nutella. Ficou com água na boca? Esses são alguns dos ovos artesanais que empreendedoras de Presidente Prudente e região estão preparando para essa Páscoa.

A produção artesanal de ovos de Páscoa tem se consolidado cada vez mais como uma tendência crescente. Além de atrair consumidores em busca de produtos diferenciados, essa demanda também tem aberto portas para empreendedoras que veem a Páscoa como uma oportunidade de gerar renda.

Há três anos trabalhando com doces, Maiara Saraiva Vasconcelos, de Prudente, diz que nessa época, geralmente ela recebe mais de 500 encomendas de ovos. Para dar conta de atender os clientes, conta com ajuda da família. “Nessa época meus familiares me ajudam bastante, desde atender os clientes pelo celular, até a montagem das embalagens”.

Maiara afirma que a Páscoa é uma ótima oportunidade para aumentar o faturamento. Ela acredita num aumento de um pouco mais de 35%. “O nosso diferencial são os produtos utilizados na produção dos ovos, são produtos de qualidade. Além dos ovos, tem a linha de barras recheadas, a linha de lembrancinhas como coelho de chocolate, cone trufado e bombom decorado”. Os recheios dos ovos da Maiara mais procurados pelos clientes são: Ninho com Nutella, brigadeiro com maracujá, Ferrero Rocher e Ninho com morango.

Novidades para a Páscoa

Viviane Patrícia da Silva Costa, de Presidente Epitácio, começou no ramo da confeitaria há nove anos e hoje é cake designer. Ela diz que a Páscoa é uma das datas mais lucrativas para as confeiteiras e doceiras, mas a única preocupação esse ano é com o aumento no preço do cacau. “O chocolate subiu horrores e isso vem assustando todas as confeiteiras. Estamos buscando estratégias para entregar o melhor e não perder a qualidade de sempre. Se você souber o que fazer, pode transformar chocolate em ouro”.

Para Viviane, os ovos artesanais se diferenciam dos ovos industrializados por serem feitos com ingredientes de altíssima qualidade, frescos e sem conservantes. “São ovos personalizados de acordo com o gosto do cliente, que podem ter combinações inusitadas de sabores, além de serem mais gostosos e bonitos”.

Da sua produção, o ovo mais vendido é o trufado de brigadeiro de maracujá. “Ele é o campeão de vendas todo ano. Mas, também tem o ovo com casca de chocolate branco com caramelo salgado, que de dois anos pra cá, tem sido o mais vendido. Sou suspeita em falar, mas é realmente maravilhoso [risos]”.

Para esse ano, Viviane está trazendo uma novidade para o seu menu de Páscoa: um novo sabor de torta de limão que deve agradar os paladares. A cake designer também trabalha com algumas lembrancinhas de Páscoa para quem quer presentear, mas o forte mesmo são os ovos. “Meus clientes não abrem mão do tradicional ovo de Páscoa. Eu confesso que também não abriria, afinal Páscoa é só uma vez ao ano e não tem nada que se compare ao comer um ovo”. Para esse ano, Viviane acredita num aumento do faturamento em até 80%.

Ovos personalizados

A Magda Morata, confeiteira de Pirapozinho há 15 anos, conta que começou vendendo bombons na faculdade e foi um sucesso. Magda não é confeiteira o ano todo. Ela trabalha com fotografia em eventos. “Nessa época da Páscoa, eu me dedico mais na parte da confeitaria. O bom de ser confeiteira nessa época é que você pode personalizar o ovo do cliente, com recheios diferentes. As vendas ajudam muito na renda, o aumento chega a 70%, 80% porque todo mundo quer uma ovo de Páscoa”.

Ela vem trabalhando com ovos trufados desde o ano passado e a procura é grande. “Os ovos trufados têm a característica de ser bem recheado, com dois recheios, por exemplo, algumas variações, de acordo com o que o cliente deseja”.

O carro-chefe dos pedidos são os ovos trufados com recheio de creme de chocolate. Também tem o Ninho com Nutella, o mousse de maracujá, uma combinação perfeita com chocolate ao leito ou meio amargo. E esse ano Magda está investindo no recheio de pistache. “O recheio de pistache veio para agregar e acredito que veio para ficar, as pessoas estão tomando gosto por ele”.

Magda ressalta que mantém uma equipe de apoio para cuidar da parte da cozinha e embalagens, mas a produção em si, ela mantém sozinha. “Temos muito trabalho até a Páscoa, principalmente na última semana. Muitas vezes até no domingo as pessoas procuram se sobrou alguma coisa”.

Magda afirma que este ano o chocolate e outros insumos estão muito caros, mas é preciso manter um equilíbrio. “Tudo aumentou o preço, mas a gente tem que manter o padrão de qualidade usando produtos bons, chocolate nobre. E a gente vai driblando daqui e dali, para manter a qualidade e um preço justo, pois a diferença entre um ovo artesanal e o industrializado é a questão do recheio. O ovo industrializado vem com aquele recheio padrão, o meu ovo vem maciço”.

Cedidas

A confeiteira Maiara Saraiva Vasconcelos


A cake designer, Viviane Patrícia, de Epitácio: “Páscoa é uma das datas mais lucrativas”


A confeiteira Magda Morata de Pirapozinho


Carro-chefe da Magda são os ovos trufados com recheio de creme de chocolate

Publicidade

Veja também