A Associação dos Moradores do Parque Imperial, em Presidente Prudente, em parceria com o projeto Realizando Um Sonho, iniciou na manhã de ontem mais uma campanha, dentro do projeto "Meio Ambiente no Bairro", que visa à conscientização da preservação do meio em que se vive. Recentemente, cerca de 200 mudas de árvores foram plantadas em frente às residências. A partir de agora, além de dar continuidade ao plantio, os moradores iniciam a coleta de óleo de cozinha (usado) e materiais recicláveis (garrafas pets, latinhas, plásticos, papelão, etc).
De acordo com o presidente do bairro, Paulo Fernandes Ribeiro, 42, pela manhã foi feito um cadastramento dos moradores interessados em ser colaboradores da ação, e a noite foi realizada a Festa Julina Sustentável, em frente à Escola Municipal Rosana Negrão, oficializando a iniciativa.
Moradores foram cadastrados para colaborar com projeto
"Unimos cultura e ambiente em uma única ação. Nosso objetivo é incentivar as práticas sustentáveis, preservação e conscientização. Muitas pessoas não sabem a maneira correta de descarte de óleo, e jogam nos ralos, que acabam indo para os rios e comprometendo os mananciais que abastecem nossas cidades, casas. Cada um de nós deve fazer a sua parte. Expandiremos essa ação para outros bairros", expõe Ribeiro.
De 15 em 15 dias membros da associação passarão nas residências para recolher o óleo. Já os materiais recicláveis poderão ser descartados em tambores que serão disponibilizados no bairro para depois terem destinação correta.
Com o produto, o projeto Realizando Um Sonho fará sabão e a renda obtida será revertida para obras sociais. Quanto aos recicláveis, a organização buscará outras parcerias na área também. "O projeto Meio Ambiente no Bairro é de autoria do vereador Izaque José da Silva , por meio do Requerimento 06458/16, aprovado pela Câmara dos Vereadores, que agora pede apoio da Semea ", completa Ribeiro.