A UVZ (Unidade de Vigilância de Zoonoses) promove neste sábado, das 8h às 12h, plantão para coleta de sangue e chipagem em cães no Parque Ecológico Nelson Bugalho, com serviço voltado a moradores dos parques São Lucas e São Mateus, em Presidente Prudente.
Os profissionais atenderão em estrutura que será montada na Rua Izidoro Marttão, na entrada do parque onde há o acesso para a pista de skate. Os tutores poderão levar seus cães para realizar coleta de sangue, que detecta a leishmaniose, e a chipagem.
Todas as pessoas que receberam notificação em casa, de qualquer bairro, devem levar seus cães para a coleta e chipagem. Quem não recebeu notificação, mas o animal não possui microchip e já completou seis meses, também pode comparecer.
No mesmo dia, também haverá plantão na UVZ, das 8h às 12h, com coleta de sangue, chipagem (cães) e vacinação antirrábica (cães e gatos com mais de 6 meses).
A UVZ fica localizada na Rua Presidente Castelo Branco, nº 93.
A coleta de sangue visa a testagem da LVC. De acordo com o Ministério da Saúde, trata-se de uma zoonose de evolução crônica, com acometimento sistêmico e, se não tratada, pode levar a óbito até 90% dos casos. É transmitida por meio da picada de insetos conhecidos popularmente como mosquito palha, asa-dura, tatuquiras, birigui, dentre outros. Eles são pequenos e têm como características a coloração amarelada ou de cor palha e, em posição de repouso, suas asas permanecem eretas e semiabertas. A transmissão acontece quando fêmeas infectadas picam cães ou outros animais infectados e, depois, picam o homem, transmitindo o protozoário Leishmania chagasi, causador da doença.
Já a microchipagem visa a identificação dos animais domésticos, contribuindo para minimizar o abandono. Com isso, caso seja recolhido nas ruas pelo município, o pet poderá ter o seu tutor identificado por meio do microchip.
A vacinação antirrábica, por sua vez, visa a prevenção da raiva, uma doença infecciosa viral aguda grave que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.