Policiais militares devem garantir a segurança do Parque Ecológico São Lucas e São Matheus, em Presidente Prudente, 24 horas por dia, já a partir deste fim de semana. A estratégia é para conter os constantes atos de vandalismo praticados no local, sobretudo com o furto de fios e cabos que alimentam os postes de iluminação. Apenas na última licitação, mais de R$ 100 mil foram gastos para adquirir novas fiações para o parque, mas, infelizmente, estas também já foram subtraídas. Desta forma, restou ao Poder Executivo firmar nova parceria com a Polícia Militar, por meio do programa de Atividade Delegada, em que oficiais de folga fazem o patrulhamento de pontos estratégicos da cidade.
De acordo com o comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Carlos Vítor Negri da Silva, o parque já está incluso na lista de endereços cobertos pela Atividade Delegada. Serão cinco policiais por dia no local, sendo um pela manhã, outro à tarde e mais dois no período noturno. “Os soldados contam com apoio de motocicletas para percorrer toda a extensão do parque, além de radiocomunicação integrado ao Copom [Centro de Operações da Polícia Militar]”, explicou Negri, em reunião ocorrida na manhã de ontem, com o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB).
Atualmente, 11 serviços municipais dispõem de policiamento especial pelo programa Atividade Delegada: UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento) da zona norte e Ana Jacinta, Pronto-Atendimentos da Cohab e Santana, Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Terminal Rodoviário Comendador José Lemes Soares, Centro de Controle de Zoonoses, Pátio de Apreensão de Veículos, Balneário da Amizade e, agora, o Parque Ecológico.
Bugalho reforça que o serviço trará mais segurança aos usuários do parque e ajudará a preservar o patrimônio público, que tem sido frequentemente depredado. No entanto, cada cidadão pode colaborar e denunciar flagrantes de vandalismo.
Com Secretaria Municipal de Comunicação