Paróquia Santo Anastácio celebra centenário com lançamento de livro

Publicação histórica resgata 100 anos de fé e evangelização na comunidade anastaciana, e será apresentada hoje, a partir das 19h30, no Salão Paroquial Sidney Augusto Silva

VARIEDADES - ALINE MARTINS

Data 25/04/2025
Horário 07:23
Aline Martins trabalhou nesta pesquisa por quase dois anos
Aline Martins trabalhou nesta pesquisa por quase dois anos

Com emoção e sentimento de gratidão, a Paróquia Santo Anastácio celebra, neste fim de semana, o lançamento oficial do livro “100 Anos de Fé e Evangelização: A História da Paróquia Santo Anastácio”.  Será no Salão Paroquial Sidney Augusto Silva, a partir das 19h30, desta sexta-feira. A obra, fruto de uma minuciosa pesquisa conduzida pela paroquiana e jornalista, Aline Martins, reúne os principais fatos que marcaram a caminhada centenária da paróquia, desde os primeiros sinais de fé no pequeno lugarejo conhecido como Vai e Vem até os dias atuais, em que a comunidade se mostra madura e fortalecida na missão evangelizadora.

O livro começa sua narrativa ainda antes da fundação oficial da paróquia, em 1920, retratando uma vila humilde, com poucas casas, mas habitada por homens e mulheres movidos pela fé. São histórias de pioneirismo, devoção e solidariedade que lançaram as sementes da vida comunitária que, com o passar das décadas, frutificaram em ações pastorais, construção de igrejas, fortalecimento das comunidades e expansão da presença da Igreja Católica em toda a região.

Ao longo de suas páginas, a publicação conduz o leitor por diferentes momentos históricos, destacando figuras marcantes como padres, religiosas, lideranças leigas e comunidades que contribuíram com dedicação e amor pela evangelização. O livro também dá destaque aos desafios enfrentados, às celebrações jubilares, ao crescimento da paróquia e à espiritualidade que sempre sustentou a caminhada do povo de Deus em Santo Anastácio. A autora buscou os dados em diversas fontes, como no Livro de Tombo da paróquia, relatos dos paroquianos mais antigos, fontes históricas de livros de registros, atas, fotos e outros documentos para a veracidade dos fatos.

“Foi um trabalho de resgate da memória, mas também de reconhecimento do protagonismo da comunidade. Cada capítulo é um testemunho da ação de Deus na história desse povo. Foram quase dois anos de trabalho, de muita pesquisa, oração e dedicação. Estou muito honrada com esta obra, mesmo não conseguindo expor todos os detalhes dos 100 anos em mais de 230 páginas”, afirma Aline, que completa: “Tenho muitas pessoas para agradecer. Deus, minha família e ao padre Sanderson Vergara, por todo carinho, apoio e conselho”.

“Um presente para a comunidade"

Para Padre Sanderson, o livro é um presente para a comunidade. “Não poderia passar em branco, ou seja, deixar cair no esquecimento uma data tão significativa para nossa paróquia, que é celebrar o seu centenário de criação. Daí então a iniciativa, o desejo e o esforço de compilar em um livro os momentos mais significativos destes cem anos de história e evangelização em nossa paróquia e cidade, pois a história de ambas se entrelaça, nascendo praticamente juntas”, frisa. 

O livro é mais do que um registro histórico. É uma homenagem à fé perseverante de uma comunidade que soube transformar desafios em oportunidades de evangelização. Ao chegar aos 100 anos, a Paróquia Santo Anastácio se reconhece como herdeira de uma rica tradição espiritual, construída a muitas mãos e guiada pelo Espírito Santo.
A publicação estará disponível hoje, dia do lançamento do livro, e na Secretaria Paroquial. 

Cedida

Livro resgata os principais fatos que marcaram a caminhada centenária da paróquia

Publicidade

Veja também