Olá! Começo minha coluna de hoje falando dos maiores erros que as pessoas cometem na hora de criar as artes para as redes sociais. Um dos principais erros é a falta de contraste nas artes. Exemplo: arte com fundo escuro e a letra também escura, impossibilitando a leitura. Anote esta regrinha: fundo claro com letra escura ou fundo escuro com letra clara. Assim, você não irá mais errar feio. Outra falha comum é criar artes muito coloridas. É necessário seguir sempre uma paleta de cores, um padrão. Ficar misturando cor ou usar toda hora uma cor diferente gera ansiedade e inviabiliza uma identificação do seu público com a sua marca. Você deve ter uma marca pessoal e seguir o padrão dela. Outra falha comum é a escolha da fonte. Cuidado com fontes tipográficas muito desenhadas, grosseiras e sem padrão. Algumas deixam o seu post infantilizado. Isso irá gerar uma perda de credibilidade. A não ser que sua arte seja para um público infantil. Aí a estratégia é atingir o nicho. Nesse caso, tudo bem! Mas a regra geral é: escolher até três tipos de letras e seguir o padrão adotado.
Deixando o assunto artes de lado, irei focar em conteúdo. Você sabe quais os temas que mais viralizam nas redes sociais? Então, anote e crie posts com os seguintes temas:
1 - Histórias de superação: as pessoas gostam de serem motivadas e de terem modelos para seguir. Gostam de ver essas histórias também para acreditarem que é possível chegar onde querem, inspiradas em pessoas semelhantes a elas;
2 - Curiosidades: é um gatilho mental poderoso muito utilizado no marketing digital. Diga para alguém que vai contar algo e não conta para você ver a reação! Já sabe, não é? Claro que a pessoa vai perguntar e te encorajar a contar! Todo mundo é curioso e falar que irá contar uma curiosidade sempre chama a atenção;
3 - Passo a passo: as pessoas querem saber as fórmulas de como resolver problemas. Seja um solucionador de problemas e será um sucesso nas redes sociais.
Ainda falando de conteúdo, as pessoas querem saber da sua vida. Então, uma boa dica de conteúdo para postar nas mídias é mostrar bastidores. Puxando para o meu caso, gosto de postar conteúdos dos bastidores de gravação de vídeos, de produção de reportagens, de criação de posts. Enfim, mostre a sua rotina ligada ao que você faz ao seu nicho de atuação.
Uma pergunta comum das pessoas é por que produzir tanto conteúdo. O bom conteúdo atrai mais pessoas para o seu perfil e gera engajamento. Com isso, suas visualizações aumentam. Com mais visualizações, mais clientes, mais vendas, mais dinheiro, mais boletos pagos. Entenderam? Por isso, ter presença digital é fundamental para atrair mais negócios. Gostou da coluna de hoje? Siga meu instagram (@mariaferrioficial) e aprenda ainda mais de marketing digital. Até mais!