Em Presidente Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) intensificaram a parceria já firmada entre as instituições visando o combate do Aedes aegypti e a prevenção da dengue em imóveis fechados.
De acordo com a supervisora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, os trabalhos terão como foco os imóveis disponíveis para locação ou venda por meio de imobiliárias, por isso a parceria com o Creci, viabilizada pelo delegado regional, Alberico Pasqualini, que difundirá o projeto também para outras regionais do Estado.
Segundo Elaine, foram desenvolvidos adesivos do tipo tampa para ralos de chão e de pia, que serão entregues para as imobiliárias, juntamente com sacos de lixo e folders informativos. Também há um adesivo desenvolvido pelo Creci, que será colado nas residências indicando o dia da visita e da vistoria.
“Os adesivos serão colocados nos ralos e pias desses imóveis fechados, juntamente com algum produto, como água sanitária, detergente ou desinfetante, com a finalidade de vedar e eliminar os criadouros. Já os sacos de lixo servirão para vedar os vasos sanitários sem tampa, que também são locais onde os mosquitos se reproduzem”, explica Elaine.
As equipes da Sesau, da VEM e do Creci estão preparando um material audiovisual, que será enviado como projeto incentivador para as regionais, de acordo com o delegado regional do Creci em Prudente, Alberico Pasqualini.
“Nossa missão é colaborar com o próximo. O Creci é um parceiro do município de Presidente Prudente e da Vigilância Epidemiológica. Juntos, vamos trabalhar para que a dengue seja combatida, evitando que novas vidas sejam ceifadas”, afirma Pasqualini.
“O município tem colocado em prática ações preventivas contra a dengue, com foco na redução do número de casos, como as limpezas dos abrigos de ônibus, mutirões de limpeza e agora a parceria com as imobiliárias”, completa a Prefeitura.