Parceria entre Apoena e Instituto Federal de São Paulo resulta no plantio de mudas de árvores nativas

Ação realizada no campus de Presidente Epitácio tem o compromisso com o meio ambiente e a educação sustentável

REGIÃO - Cassia Motta

Data 29/04/2025
Horário 07:39
Foto: Cedida
Alunos do Instituto Federal de São Paulo - campus de Epitácio participam de plantio de mudas de árvores nativas
Alunos do Instituto Federal de São Paulo - campus de Epitácio participam de plantio de mudas de árvores nativas

Uma ação realizada pela Apoena (Associação em Defesa do Rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar), em parceria com o IFSP (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo) de Presidente Epitácio, resultou no plantio de 12 mudas de árvores nativas da mata atlântica no espaço da instituição.

O projeto foi iniciado em 2023 pelo professor de Geografia, Marcos Pavani, com apoio dos alunos do Grêmio Estudantil “Marielle Franco”. Em 2024, a iniciativa ganhou continuidade com o professor João Maria de Souza, reforçando o compromisso da escola com a sustentabilidade.

Alunos dos cursos integrados de mecatrônica, informática e edificações participaram ativamente do plantio, vivenciando na prática o cuidado com a natureza. "Esse plantio representa mais do que um ato simbólico. É um gesto concreto de resistência, de valorização da natureza e de educação ambiental. Fico muito feliz em ver a juventude envolvida nesse processo de transformação", destaca Djalma Weffort, presidente da Apoena.

Para o diretor do Instituto Federal de Epitácio, Alexandre Carniato, a iniciativa vai além do plantio em si, é uma prática pedagógica que integra educação ambiental, ciência e responsabilidade social, contribuindo diretamente para a formação de uma consciência crítica e comprometida com o futuro do planeta. "O Instituto Federal tem como missão formar cidadãos conscientes. Essa ação reflete perfeitamente nosso propósito de unir conhecimento técnico com responsabilidade social e ambiental", afirma Alexandre.

Foto: Cedida

Publicidade

Veja também