Parceiros plantam 10 mil mudas na Cidade da Criança

PRUDENTE - Rogério Lopes

Data 12/03/2016
Horário 10:34
 

A paisagem do Complexo Turístico Cidade da Criança, em Presidente Prudente, ganhou "nova forma". Isso porque, desde ontem, 10 mil mudas de árvores passaram a compor a extensão do local. A ação, denominada "Prudente é 10!", compõe o projeto Prudente Mais Verde, que tem o objetivo de arborizar várias localidades do município. A ação teve início às 9h e contou com a presença de aproximadamente mil pessoas, entre representantes do Legislativo, Executivo e de vários órgãos públicos e privados, entidades, associações e dezenas de estudantes que, empolgados, "arregaçaram as mangas", e contribuíram com o plantio de mudas de cerca de 70 espécies nativas. As árvores foram doadas pela Cesp (Companhia Energética de São Paulo) e foram enviadas de um viveiro de produção de Porto Primavera.

Jornal O Imparcial Evento contou a participação de aproximadamente mil pessoas, na manhã de ontem, em PP

Segundo o gestor da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), Wilson Portella Rodrigues, se somados todos os plantios que têm corrido, nos últimos anos, em Prudente – tantos motivados pela Prefeitura quanto por outras entidades sociais e empresariais –, até o fim deste ano, a cidade poderá alcançar e, até mesmo, superar o plantio de 500 mil mudas de árvores dentro do perímetro urbano. Caso este número seja alcançado, o secretário diz que, em um prazo de 3 ou 4 anos – quando as árvores estiverem crescidas –, a capital do oeste paulista pode se tornar "a mais arborizada de São Paulo".

Acompanhando a atividade, o supervisor geral da Cidade da Criança, Milens Belonci, lembra que o complexo turístico possui 47 hectares e, com este projeto, a cidade – e todas as autoridades e pessoas presentes – mostram que o município está indo "na contramão" do que ocorre em outras localidades do país. "Enquanto temos noção que existem vários focos de desmatamento no Brasil, nós estamos ampliando o plantio de árvores", cita.

Quanto ao envolvimento dos presentes, Milens diz que é "um ato de conscientização". Frisa ainda que uma árvore plantada é uma história que a pessoa leva para a vida. "Amanhã, estas crianças poderão vir aqui com o filho e falar que plantou esta muda", salienta.

 

Ajudar a natureza

Disposição não faltou para os participantes, em especial, às crianças e adolescentes que contribuíram com o plantio. Para os pequenos, plantar as mudas é uma forma de "ajudar a natureza", ou seja, contribuir com o meio ambiente. "Quando estiverem grandes, as árvores vão servir de casas para os passarinhos e outros animais", comenta Felipe Antônio Rodrigues Lima, 11 anos. Ele diz que foi a primeira vez que participou de um plantio de mudas, mas que a iniciativa é algo que pretende fazer sempre. "Gosto da natureza e quero colaborar", comenta. Também contribuindo com o "Prudente é 10", as estudantes Camila Costa e Kawany Arenales, ambas de 11 anos, acreditam que o gesto é importante, "pois contribui com o meio ambiente".

 

SAIBA MAIS


ESPÉCIES

Entre as dezenas de espécies nativas que foram plantadas na extensão da Cidade da Criança, estão: cedro, aroeira, araçá, jatobá, peroba-rosa, jequitibá, figueira, pitanga e mutambo.
Publicidade

Veja também