Quando se fala em histórias em quadrinhos, o leitor certamente deve se lembrar da memorável Turma da Mônica, que até hoje continua conquistando e encantando gerações. Este gênero textual também foi, para muitos, o primeiro contato com a leitura e a porta de entrada para os livros. Diante das inúmeras possibilidades de aprendizagem que os gibis podem oferecer, a diretoria do jornal
O Imparcial, por meio de parceria com a Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo) e a Seduc (Secretaria Municipal da Educação), promoveu, na manhã de ontem, a entrega de cerca de 5 mil revistas de quadrinhos da Turma da Mônica, que trazem os famosos personagens de Maurício de Sousa em situações que envolvem dicas de segurança no trânsito, para alunos de 31 escolas da rede pública de ensino. Uma entrega simbólica foi realizada na Escola Municipal Rui Carlos Vieira Berbert, localizada no Jardim Brasil Novo, em Presidente Prudente, para oficializar a ação.
Parceiros apresentaram exemplar de gibi para a criançada
Para a professora do terceiro ano, Hellen Costa David Matricarde, 30 anos, os gibis sobre a segurança no trânsito estimulam a criança a colocar em prática aquilo que foi aprendido ao ler a história, além de disseminar o conteúdo para o ambiente doméstico. "Eu costumo dizer que plantamos aqui uma sementinha que reflete no conhecimento para toda a vida. Os gibis não só motivam o aprendizado da criança como também fomentam a sua compreensão do mundo", expõe. A educadora diz que a entrega das revistas vêm para complementar um projeto já em andamento com os alunos do terceiro ano, que usam as histórias em quadrinhos para desenvolver a leitura e a escrita. "Como a maioria deles tem um histórico de vida complicado, que interfere diretamente em seu processo de alfabetização, lançamos mão em uma iniciativa que visa motivar e interessar os estudantes", explica.
Hellen esclarece que a escolha do gibi se deu por ser esta uma revista divertida e colorida. A partir disso, os alunos leram histórias em quadrinhos e desenvolveram suas próprias produções, que foram compiladas em uma coletânea. "O livro confeccionado reúne atividades que envolvem a produção de uma história em quadrinhos. Eles aprenderam sobre a criação de personagens e os tipos de balões, que tornam este gênero muito completo e estimulam a descoberta de outros novos, como contos e fábulas", ressalta.
O contato com os gibis da Turma da Mônica foi tão bem-sucedido que a docente entrou em contato com o próprio criador, Maurício de Sousa, para apresentar os resultados do projeto. E a surpresa não demorou a chegar: o quadrinista respondeu com entusiasmo e enviou um material para a escola, contendo cartões postais dos personagens e uma mídia onde se apresenta para os alunos, conta como ocorre a produção dos quadrinhos e a importância da leitura. Após isso, as crianças escreveram cartas para o autor, relatando experiências vividas. Questionados pela secretária municipal de Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, sobre como se tornar amigo do Maurício de Sousa, os alunos segredaram: "Tem que escrever uma cartinha para ele".