Com o objetivo de conquistar o título de Município de Interesse Turístico, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Setur (Secretaria Municipal de Turismo), deu início à pesquisa de campo para elaboração do Plano Diretor de Turismo. O estudo é feito por meio de uma parceria com o curso de Turismo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) do campus Rosana. Conforme a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o trabalho deverá resultar no planejamento estratégico de todas as ações municipais referentes ao setor turístico.
Dividido em três etapas, o trabalho teve início com a inventariação de todo setor e confecção de uma pesquisa de demanda turística. Nesta primeira fase, deverá ser levantado todo um panorama do que o município oferece. Feito isso, com base no que for apurado, será projetada uma pesquisa customizada e específica para o cenário.
Na sequência, a segunda etapa consistirá na execução da pesquisa. Na oportunidade, será definido o perfil dos turistas que visitam Prudente e a relação dos mesmos com os atrativos turísticos da cidade. Por fim, na terceira e última etapa, será feita uma análise dos dados levantados com a definição das estratégias e ações para melhoria do cenário pesquisado.
Para o responsável pelo Setur, Carlos Alberto da Silva Corrêa, Casagrande, o Plano Diretor de Turismo é "essencial" para Prudente, uma vez que deverá apontar os dados reais do segmento. "A iniciativa é uma das ações exigidas para Prudente se tornar Município de Interesse Turístico. O prazo para a conclusão do projeto é até outubro deste ano", informa o chefe da pasta, por meio de nota da Secom.
O projeto é dirigido pelo diretor de Infraestrutura Turística da Setur, Gustavo Oliveira, e conta com participação dos alunos da Unesp, Andréia Sato, Flávia Escudero e Thomaz Cicarelli.