Entidades de Presidente Prudente e região se reuniram ontem, no Sesi (Serviço Social da Indústria) do Parque Furquim, para a realização da Paragincana do Centenário, que incentiva a inclusão social e prática esportiva às pessoas com algum tipo de deficiência. O evento, que reuniu 340 participantes de 15 entidades, é uma iniciativa da Coordenadoria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o vice-prefeito de Presidente Prudente, Douglas Kato, e apoio das entidades e da Associação de Peregrinação do Rosário.
As atividades tiveram início às 8h30, com a recepção das instituições participantes e apresentação das equipes presentes. De acordo com a coordenadora de qualidade de vida do Sesi, Vanessa Finco Correa, a Paragincana já ocorre há anos na unidade de ensino, mas contou ontem com um tema especial. “Os jogos são sempre próximos do aniversário da cidade e do Dia da Luta Nacional das Pessoas com Deficiência, em 21 de setembro. Neste ano fizemos a Paragincana do Centenário, em alusão ao aniversário de Prudente, que foi muito bem acolhida. É gratificante ver que conseguimos proporcionar um dia prazeroso e cheio de alegria aos participantes”, ressalta.
A manhã de interação entre as entidades foi realizada em formato de festival, nas quadras e ginásio de esportes da escola, e contou com a disputa de modalidades de futsal, queimada mista e jogos de mesa. “Nesse estilo de festival todos os jovens ganham medalhas e troféus, isso faz com que eles saiam daqui felizes com o resultado favorável”.
Quem esteve presente, com uma turma de 20 assistidos, foi o professor de educação física da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), de Presidente Bernardes, Renato Amorim Lessa, 27 anos. Entusiasmado com a animação dos adolescentes, o professor comenta que este é um momento de integração e estímulo aos atendidos. “São crianças com multiplasdeficiências, como por exemplo, a Síndrome de Down e deficiências físicas. O estímulo da competição saudável, aliado à prática de esportes, só tem a acrescentar no aprendizado de todos eles”, expõe.
O evento contou com a participação de 15 entidades, dentre elas as Apaes dos municípios de Adamantina, Lucélia, Martinópolis, Pirapozinho, Santo Anastácio, Presidente Bernardes, Prudente, Regente Feijó, Projeto Carona, Associação Peregrinação do Rosário, Associação Filantrópica de Proteção aos Cegos, Núcleo Ttere, Unipode.