Parada Festiva é muito mais que uma simples homenagem!

EDITORIAL -

Data 18/07/2024
Horário 04:15

Daqui a pouco menos de dois meses, Presidente Prudente comemora seu 107º aniversário. E os preparativos para a data seguem a todo vapor. Pelas próximas semanas, diversos eventos devem ser realizados na cidade, no intuito de resgatar sua história e, mostrar, principalmente a quem vem de fora, um pouco do que a capital do oeste paulista tem a oferecer. 
Além de diferentes mostras, atividades culturais desenvolvidas nas escolas, apresentações musicais e a tradicional Expo Prudente, que todos os anos, é sucesso de público, a Parada Festiva – desfile cívico realizado no dia 14 de setembro - vem reunindo cada vez mais participantes. 
O evento deste ano ocorre a partir das 9h, no dia do aniversário, no Parque do Povo, e está com inscrições abertas. Os grupos interessados em participar devem procurar o Museu e Arquivo Histórico Antônio Sandoval Netto, localizado na Rua Dr. João Gonçalves Foz, 2.179, Jardim das Rosas, até o dia 16 de agosto, de terça a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30.
Podem se inscrever diferentes grupamentos, como entidades, escolas, grupos culturais e esportivos, empresas, projetos sociais e religiosos, academias de artes marciais, de dança, capoeira, escolas de música e teatro, além de todos os interessados em mostrar a contribuição para o crescimento e progresso da cidade.
Participar da Parada Festiva, assim como de qualquer outro desfile, é extremamente importante, bonito, mostra o orgulho de fazermos parte desta cidade. É gratificante ver a emoção e o sorriso estampado no rosto de cada participante. Além de homenagear Prudente e seu povo, o evento incentiva o patriotismo, demonstrado, hoje em dia, apenas em época de Copa do Mundo, quando as ruas ganham as cores verde e amarelo. 
Para a grande maioria, basta desfilar no dia, cantar o hino ou hastear a bandeira. Contudo, ser patriota é bem mais. É amar o lugar em que mora e procurar servi-lo da melhor forma. É ser solidário, exercer o papel de cidadão. É conhecer e se interessar pela história da cidade, valorizar as raízes do seu povo. Preservar o meio ambiente, combater a corrupção. Ter orgulho de viver onde vive. E lutar por uma cidade ou país melhor.
Que nestes dias que antecedem as comemorações do 107º aniversário, além de prestigiarmos, participarmos e aplaudirmos tudo que for realizado, possamos também refletir sobre as nossas ações e atitudes. Afinal, você tem contribuído para o futuro da cidade?
 

Publicidade

Veja também