Para ser um idoso feliz (velho que não seguir o regulamento será infeliz até o dia - ou a noite - do Juízo Final)

Sandro Villar

O Espadachim, um cronista a favor do chope, da choupana e de Chopin

CRÔNICA - Sandro Villar

Data 18/06/2024
Horário 05:30

(com autor desconhecido)

Velhão - é com você mesmo que estou falando -, não se meta na vida dos filhos. E mais: não interfira na educação dos netos. Tás pensando o quê? E tem o seguinte: ame ou pelo menos tolere seu genro e nora. Bota nessa tua cabecinha de vento que eles, genro e nora, foram escolhidos por seus filhos. Entendeu, mané?
E seguem as regras e ai de quem não concordar. Não tome partido ou opine sobre o casamento deles. Não é da sua conta, pois sua conta está no banco. Não meta a colher e outros talheres no casamento dos filhos. Casamento é uma gaiola e todos sabem que o alpiste nem sempre é de boa qualidade. 
Pensa que é só isso, velhão rabugento? Tem mais, muito mais. Não se torne um idoso que reclama de tudo. Não seja um macróbio (olha que cronista erudito) com pena de si mesmo. Esse negócio de coitadinho leva à depressão. Aliás, se ficar deprimido vá lutar no Grupo Wagner, mas cuidado com o Putin. 
Não fique falando "no meu tempo era melhor", pois isso passou. Os tempos são outros, tempos estranhos e difíceis. Tenha planos para o futuro, mas não inclua nesse futuro uma viagem espacial na nave do pirata espacial Elon Musk. Esse tipo de viagem é o mesmo que assinar uma sentença de morte. Bom lembrar: "tu ainda tens" alguma lenha para queimar.
Não fique falando de doenças. Ninguém quer saber disso. Toma logo todas as vacinas que o governo do camarada Lula produzir. Sobre dinheiro, que não faz mal a ninguém, não importa quanto ganhe. Se vira e dá um jeito de poupar uns trocos todo mês.
Não faça prestação, idoso não deve pagar carnê. Tenha plano de saúde ou guarde dinheiro para consultas médicas. Ou vai logo pro SUSto. Não deixe "problemas" para os filhos. Não fique ligado no noticiário político, pois, afinal, você não resolverá nada mesmo. Só veja tevê para se divertir, não para ficar nervoso.
Se gostar tenha um bichinho de estimação para te ocupar. Afinal, vale mais um cachorro amigo do que um amigo cachorro. E mais: caminhe, cozinhe e costure para não ficar parado esperando a morte chegar. Seja um idoso limpinho e cheiroso. Idoso sim, fedido (cuidado, revisão!) não. 
Tenha alegria por ter ficado idoso, pois muitos ficaram pelo caminho. Use a idade como uma ponte para o futuro e jamais uma escada para o passado. Para a ponte do futuro sempre terá companhia. Divirta-se. Sorria e faça sorrir. Um sorriso melhora o dia de qualquer um. E mais: não deixe aquele bom vinho e cerveja gelada para amanhã. Afinal, amanhã pode ser tarde demais.   
 
P.S.: Charles Chaplin dizia que a melhor fase da vida dele foi a velhice, mas é o tal negócio: ele era o Chaplin, milionário e morando na Suíça.

DROPS

Se Chopin fosse nosso contemporâneo estaria fazendo propaganda de chope.

Quem é homem não chora... pouco

O que os olhos não veem o coração suspeita.

Nova dupla caipira na praça: Fome e Vontade de Comer
 

Publicidade

Veja também