Atletas de elite e amadores reuniram-se, na manhã de sábado, para participar da tradicional Corrida de São Silvestre, que promoveu sua 92ª edição. O evento ocorreu em São Paulo e consistiu em um percurso de 15 quilômetros com tempo máximo de prova de três horas. Os corredores que representaram Presidente Prudente na competição contam que o maior desafio enfrentado foi o clima quente. A professora Amélia Hatsu Sato Oichi, 53 anos, concluiu a prova no tempo líquido de 1 hora, 38 minutos e 54 segundos, alcançando a 580ª posição na classificação geral e 49ª na categoria de sua faixa etária. "Foi uma corrida bastante difícil, pois estava quente e a gente tinha que correr no meio da multidão, mas eu gostei demais. Achei uma prova diferenciada de todas que já vivenciei. Nela, o propósito dos corredores é o divertimento e alegria", conta a professora.

Tradicional competição ocorreu na manhã do último sábado de 2016, na capital paulista
Participando da corrida pela segunda vez após 10 anos, a funcionária pública Neiva Magali Judai Gomes, 51 anos, relata que realizou a prova em 1 hora e 25 minutos, tempo que, de acordo com a classificação no site, a colocaria em primeiro lugar na categoria conforme idade. "Porém, o meu nome não consta na relação. Entrei em contato com a organização e me disseram que provavelmente houve algum erro no chip. Vou enviar o histórico do meu GPS para ser periciado por eles e continuar tentando que reconheçam o tempo que eu fiz", expõe. Enquanto a situação não é resolvida, Neiva esclarece que não é possível informar a sua classificação oficial. A reportagem consultou o site oficial da corrida e constatou que o nome da participante realmente não é indicado na relação.
Quanto às dificuldades, Neiva pontua que foram duas. "A primeira foi a quantidade de pessoas além das inscritas oficialmente: havia muitas correndo sem inscrição, o que causou grande tumulto. A segunda foi o calor, o dia estava quente e o céu aberto com muito sol", denota. O vendedor William Graça, por sua vez, terminou o percurso no tempo líquido de 1 hora, 12 minutos e 12 segundos e fechou a prova na 833ª posição da classificação geral. Já o corredor Cícero Francisco Filho, 52 anos, fez a prova em 1 hora e 14 minutos, ficando em 998º lugar na classificação geral e em 75º na categoria de sua faixa etária. Assim como os outros, achou a prova difícil. "Foi realizada num horário em que o sol já bate muito forte. Dificulta muito, mas é uma sensação única e diferente de outras provas", pontua.
As classificações informadas foram conferidas no site oficial da corrida no final da tarde de ontem e, desde então, podem ter sofrido alterações.