Há um movimento frenético e diferenciado nas ruas, pisca-piscas abraçando nossas árvores, lojas enfeitadas e convidativas, iniciando flertes com os seus clientes, enfim, a festa mais esperada pelas crianças, jovens, adultos e idosos bate em nossa porta: É Natal! Uma festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo, a figura central do cristianismo, e é comemorado no dia 25 de dezembro.
A palavra Natal vem do latim, que deriva do verbo nãscor (nãsceris, nãsci, nãtus sum), e significa “nascer”. Do divino ao humano, do humano ao divino, Deus nos concede o seu filho para nos salvar. Podemos pensar em diversos símbolos, como: ceia de Natal, árvore de Natal, estrela de Natal, presentes e velas. Natal é tempo para reflexões, penso que é um momento para desacelerar e seguir para uma nova oportunidade, caso não tenha conquistado os seus objetivos e metas sonhadas no início desse ano.
O mais importante é seguir em frente para as novas perspectivas, sem lamentações e com muita gratidão. Gratidão sempre. Reza a lenda de que o bom velhinho mora na Finlândia e fica na montanha Korvatunturi, na Lapônia. Eu penso que, simbolicamente, o Papai Noel existe. O que é mais interessante é que há novas configurações e desdobramentos da figura representativa do Papai Noel, ficando impregnado nelas, durante todo o tempo, não só no Natal, o espírito natalino. Há infinidade de pessoas que são tocadas de forma espirituosa, exercendo o bem, de forma fértil, amorosa, criativa e o mais importante, de forma incondicional.
Papai Noel, de forma simbólica, passa toda a noite levando presentes para todos, e não pensa em si. Conheci um senhor que ocupa-se com os instrumentos musicais, sua empresa produz ou esculpe guitarras, violões, Ukuleles, também caixas acústicas a amplificadores, etc., e aperfeiçoa cada vez mais, elevando o grau de satisfação dos músicos, transcendendo o Brasil. Conversa vai, conversa vem, comenta que não conseguiu aprender a tocar nenhum instrumento. É o senhor Renato Silva, da Staner! Ele não toca, mas promove a arte musical. Admirável!
Outro dia conversava com uma professora, ela dizia que, dar aulas é ir além, ela sofria com cada aluno que tinha dificuldade em aprender. O seu olhar transcendia os limites da sala de aula, observava que algo não estava bem com determinados alunos. Pedia ajuda externa e extensiva, além escola, se preciso fosse. A melhora no rendimento escolar seguia de forma notória. O amor transforma. A querida senhora Maria Rezende Medeiros e Senhora Isaura Garcia Moreira devem ter uma legião de alunos que não as esquecem. Admiráveis! Assim como outras muitas professoras.
E o doutor Mário Edgar Amato, médico pediatra que passava noites e noites em claro, atendendo as crianças graves. Muitas vezes, acompanhava de perto seu paciente, saindo de manhã dos hospitais e indo direto para o consultório. Reconheço que outros médicos, também seguiram e seguem o exemplo do Dr. Mário E. Amato. O envolvimento, comprometimento com o próximo, solidariedade, entrega, respeito e amor encontramos em muitas pessoas que de diferentes formas, exercem a sua capacidade de tornar o mundo do outro, um pouco melhor. Deixam de pensar em si, deixando o egoísmo de lado. Feliz Natal para todos os meus leitores! Pax!