Tradicional competição em águas abertas do oeste paulista, a Travessia do Rio Paraná a Nado – Professor Nadir Pousa – chega a sua 48ª edição amanhã, com a abertura oficial marcada para as 8h30, no Balneário Municipal Frederico Platzeck, em Panorama. Ao todo, 140 nadadores de diversos Estados do País se inscreveram para a prova, que tem sua largada prevista para as 14h30, na margem sul-mato-grossense de Brasilândia. Além das disputas, que envolvem oito categorias, o evento agrega ainda diversas atividades, que ocorrem durante todo o fim de semana. Dentre os inscritos, a equipe Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho, de Presidente Prudente, terá uma das maiores delegações, com 32 nadadores.
Pepe, da Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho, comanda 32 nadadores na tradicional competição
Com a realização da Prefeitura do município paulista, o evento será aberto oficialmente com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e da cidade, seguido pelos Hinos Nacional, da Independência e de Panorama, pela Banda Marcial do município. A cerimônia terá ainda diversas apresentações de dança, com alunos do Projeto Mais Educação, assim como da rede municipal de ensino.
Logo após, a partir das 9h30, a programação do evento prevê a realização de diversas atividades, também no balneário da cidade. Dentre as ações, haverá um torneio de bocha, assim como campeonatos de futebol e vôlei de areia. Além disso, a organização preparou várias ações recreativas para as crianças e os integrantes da melhor idade.
Para completar a grade de programação, a travessia abrigará diversas exposições, que vão desde produtos de artesanato, até equipamentos náuticos e acessórios para pesca. Em paralelo com os eventos do balneário, hoje e amanhã, a partir das 21h, haverá show musical com a banda paranaense Nova Embalagem, na Praça do Povo, no centro da cidade.
Rio Paraná
A largada da prova está prevista para ocorrer, a partir das 14h30, de amanhã. A competição será desenvolvida em um trajeto de três quilômetros (km) de extensão, que começará na margem de Brasilândia, no Mato Grosso do Sul, e terminará no Balneário de Panorama.
Oito categorias estão programadas para prova, que são elas: mirim, infantil, júnior, juvenil, adulto, veterano, pessoas com deficiência (PcD), especial para atletas da cidade e militar, todas divididas nas classes masculina e feminina. Segundo a organização da prova, serão distribuídos R$ 8,4 mil em dinheiro, além de medalhas para os três primeiros colocados de cada categoria e troféu para as melhores equipes.
Presença confirmada
Uma das maiores delegações dentre os 140 inscritos nesta edição da competição, a Apan/Semepp/Criarte/Pastorinho terá 32 nadadores na prova. O time será comandado pelo técnico Elvancir Pereira do Nascimento, Pepe, que destacou quatro atletas que podem trazer medalhas para o grupo prudentino.
Na categoria juvenil, Pepe aposta suas fichas nos nadadores João Vitor Brambilla Machado, de 19 anos, e em Marcelo Antonio da Silva, de 18 anos, que é patrocinado pela Pruden-Aço. Além deles, o técnico acredita nas braçadas de Augusto Briguenti de Souza, de 13 anos, pela mirim, e em Beatriz Silva Ferreira, de 19 anos, atual campeã da juvenil feminino.