Por trás da maquiagem colorida e do sorriso contagiante, existe Cícero Renato da Silva, o homem que dá vida ao querido Palhaço Paçoca. Em uma conversa descontraída com o amigo Sinomar, Paçoca relembrou sua trajetória de 32 anos dedicados a levar alegria por todo o Brasil e até para além de suas fronteiras.
A história começou de forma inusitada, há 32 anos, nas portas da loja Brasimac. "Começamos nas portas de loja e depois foi para o circo e hoje nós temos a nossa equipe", contou Paçoca. A transição para o universo mágico do circo surgiu de um talento precoce para a mágica, que ele desenvolveu em uma loja próxima ao antigo Boi Barão. "Um dia a galera da Brasimac falou, ó, faz a mágica de palhaço. E eu fui de palhaço e acabou dando certo, então foi natural."
A experiência circense durou cinco anos, em regime rotativo, e marcou sua vida. Paçoca fez questão de ressaltar o acolhimento da família circense, citando o Circo Rombino, Circo Johnny, Circo Portugal e Bremer. "O circo foi uma experiência fantástica. Eu não sou circense, mas quando me abraçaram no circo, me abraçaram de uma maneira fantástica."
Após o período no circo, Paçoca continuou sua jornada, levando alegria a diversas redes de lojas, como a Brasimac, que o levou a conhecer todo o Nordeste, e a Gripon, com a qual viajou pelo Rio de Janeiro e Tocantins. Nessas experiências, teve a oportunidade de trabalhar ao lado de figuras conhecidas como ex-“BBB”s, o cantor Belo e Sabrina Sato. "Aí lá eu tinha uma oportunidade de trabalhar junto com os ex-“Big Brother”s, o Belo, a Sabrina, Kleber Bambam, eu trabalhei, entre outros, a gente trocou experiências. Foi uma coisa fantástica, né?"
Atualmente, Paçoca segue a estrada com sua própria equipe, animando eventos e prefeituras por toda a região. Casado com Marcela, a quem carinhosamente define como "meu corpo todo", ele também é pai de duas filhas e avô de uma neta.
“PALHAÇO NÃO ENVELHECE”
Ao ser questionado sobre a idade, o palhaço, com seu bom humor característico, brincou: "Palhaço não envelhece, né? São 53 anos, com muito chão pela frente ainda...”.
Sobre seus planos para o futuro, Paçoca demonstra sabedoria e humildade: "Cara, o plano é aprender mais, errar menos. É isso, aprender mais, errar menos e trabalhar para defender o que tenho." Ele também expressou sua gratidão pela sua trajetória, atribuindo seu sucesso a uma força maior: "De onde eu vim, aonde eu cheguei, foi Deus".
Com pouca escolaridade formal, tendo parado na 5ª série, Paçoca reconhece que seu talento é um dom. "É um dom, é um dom. Então, de onde eu cheguei, de onde eu vim, é manter. Eu sempre peço ao Papai do Céu para fazer os planos na minha vida. Não os meus planos, mas sim os planos deles na minha vida."
Ao se despedir, o Palhaço Paçoca deixou uma mensagem inspiradora: "Legal, galera abençoada, criança é motivo para sonhar e inspiração para trabalhar. Legal".
Com 32 anos de carreira dedicados a sorrisos, Cícero Renato da Silva, o nosso querido Palhaço Paçoca, segue sua jornada, provando que a alegria não tem idade e que o talento, quando genuíno, floresce em qualquer palco da vida.
“A HORA DA ESSÊNCIA”
Livro do padre Fábio de Melo, “A Hora da Essência”, relata a conversa de duas mulheres, uma delas em vias de morrer. Através da conversa entre as duas, o autor propõe uma análise sobre a vida, o que podemos fazer para viver melhor e como é viver a essência - não deixando para cuidar da vida só às vésperas de morrer. Uma das mulheres descobre um câncer incurável, é hospitalizada e, no hospital, conhece uma enfermeira com quem conversa sobre a sua vida. Ainda antes de morrer, essa mesma mulher toma atitudes para recuperar o que havia deixado para trás ou perdido.
RAPIDINHAS
...
A gentileza se manifesta em todas as esferas, espontaneamente, na vida diária, é nos pequenos gestos que devemos investir. #gentilezageragentileza
...
Sabiam que Mirante do Paranapanema é o a quarta maior produtora de leite do Estado de São Paulo?
...
Fazendo sucesso, no Rio e São Paulo, o coliving, um conceito de moradia compartilhada, onde as pessoas têm área mínima privada e compartilham áreas comuns. Claro que bem mais econômica.
...
Alguns empreendimentos imobiliários já se inspiram no conceito de coliving para criar apartamentos pequenos com áreas em comum, como cozinha, lavanderia e até mesmo coworking.
...
Padre Edcarlos Amorim Moreira celebra os seus 18 anos de sacerdócio.
...
Brasil é o país que mais realiza cirurgias de implante de silicone, no glúteo.
...
Ponto final: Impossível é só questão de opinião.