“Sempre pedi a Deus para que me abençoasse com essa missão: a de ser pai”. A afirmação é do bombeiro Lucas Andrade Sisareli, 29 anos, pai de Benício, que nasceu no último dia 30 de junho. Fruto do casamento com a também bombeira, Luana Carla Grosso Sisareli, 34 anos, divide a rotina no Quartel do 14º Grupamento de Bombeiros, em Presidente Prudente, com a dádiva de ser pai de primeira viagem.
Assim como ele, muitos passarão o primeiro Dia dos Pais com uma nova companhia, um brilho a mais para a vida. Parceiros não apenas no trabalho, mas fora dele, Lucas conta que ele e Carla descobriram juntos a gravidez, e puderam compartilhar a ansiedade para a espera de Benício. “Foi uma emoção muito grande, com um misto de insegurança pela tamanha responsabilidade que é ter um filho”, conta. “Confesso que a ficha ainda está caindo”.
Para trazer uma vida ao mundo, não basta apenas planejamento, mas, comprometimento – dever que o bombeiro já sentia antes mesmo de o bebê nascer. “Segurá-lo foi um pouco assustador na hora, pelo pequeno ser em minhas mãos, mas que já jogava em meus ombros uma grande responsabilidade”, afirma Lucas, que não conteve a emoção durante a conversa com a reportagem.
“Meu filho, quando puder ler esta mensagem, saiba que o pai escreveu com os olhos cheios de lágrimas. Você é e sempre será muito amado, valeu muito a pena cada noite em claro te balançando até cair no sono”, salienta. “Amo você!”.
Assim como o bombeiro Lucas, o professor de filosofia, Hérculis Vinícius Branco Dourado, 36 anos, de Narandiba, passará a primeira celebração desempenhando o papel de ser pai. A noiva, Adriana dos Anjos de Souza, 37 anos, que reside em Álvares Machado, está à espera de Raul, previsto para nascer daqui a algumas semanas.
Hérculis conta que ser pai não era um sonho, mas, que com o passar do tempo a ideia mudou. “Começamos a ficar mais firmes, sólidos, e a ideia de pensar em ter um filho começa a vir por aí”, afirma. A experiência na paternidade já era praticada pelo professor, que se considera um parceiro para Letícia, 15 anos, a filha de Adriana. “Mesmo sendo padrasto, comecei a ter a relação ligada a ser pai”, conta.
Com uma certa ansiedade, misturada por felicidade e prazer, Hérculis afirma que a nova função será importante. “A gente aprende com a vida, com a experiência da família e dos amigos”, considera. “É um novo ser do qual a gente também se torna responsável diretamente”.
Foto: Cedida
Letícia, Adriana e Hérculis aguardam a chegada de Raul
SAIBA MAIS