Em Presidente Prudente, a Catedral São Sebastião iniciou as comemorações de seu centenário neste ano e, como um dos atos, nesse domingo, pela primeira vez em sua história uma missa foi celebrada por um padre surdo, Wilson Czaia, da Arquidiocese de Curitiba (PR).
A celebração foi traduzida pelo padre Rafael Ferreira, de Porto Nacional, no Tocantins, sob a supervisão do monsenhor José Antônio de Lima.
A cerimônia foi marcada por momentos de emoção e reflexão, desde sua abertura, que contou com cânticos interpretados em Libras (Língua Brasileira de Sinais) pela intérprete Fernanda Jesus Diamante, sendo acompanhados na língua de Sinais pelo próprio padre Wilson.
Já em suas palavras iniciais, o sacerdote trouxe uma reflexão poderosa aos presentes fiéis, abordando a curiosidade e o impacto que a diferença pode causar nas pessoas. “Ele usou sua própria pessoa como exemplo e destacou que os ensinamentos de Jesus nos guiam para o acolhimento de todos, independentemente das diferenças”, destaca o presidente da ASSPP (Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente), Carlos Ivan Gonçalves Vilhalba.
Durante sua homilia, Padre Wilson reforçou a importância da inclusão, ressaltando que todos, em algum momento da vida, podem experimentar algum tipo de deficiência e que isso não define o valor de ninguém diante do amor de Cristo. Ele defendeu que todos têm o direito de acessar os ensinamentos da fé e fazer parte da comunidade religiosa.
Ao final da cerimônia, Monsenhor José Antônio agradeceu pela presença dos padres Wilson e Rafael e celebrou a importância de recebê-los para a missa em comemoração ao Dia Nacional do Surdo (lembrado no dia 26), além de destacar o simbolismo do evento como parte do centenário da Catedral São Sebastião.
“A missa inclusiva não foi apenas um momento de celebração religiosa, mas principalmente um marco para a ASSPP em sua luta por acessibilidade e inclusão. E de grande relevância como parte da programação do Setembro Surdo", ressalta Vilhalba, fazendo alusão à campanha que busca dar visibilidade à comunidade surda.
O presidente da ASSPP também destacou a importância da abertura que o Monsenhor José Antônio de Lima proporciona para a comunidade surda por meio de suas pastorais.
“Nossa profunda gratidão ao Monsenhor José Antônio pelo apoio contínuo e acolhimento da comunidade surda desde o nosso início, e aos padres Wilson e Rafael pelo valoroso apoio à nossa associação, ao se deslocarem de suas paróquias, nos trazendo todo esse amor, alegria e garra, e pelo compromisso e dedicação à causa. Agradecemos também à Diocese de Presidente Prudente por sua acolhida e apoio cultural”, pontuou o presidente da entidade.