O Natal está chegando! A festa é toda sua? Vamos entender melhor com alguém que tem conhecimento da Palavra do aniversariante do Dia 25 de Dezembro? De acordo com o padre Sandro Rogério dos Santos, pároco do Santuário de Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, o tempo do Natal é especial, por si só. Desperta nas pessoas sentimentos nobres, a sensibilidade aflora, presentes são dados e recebidos. Assim como Deus fez um intercâmbio de dons entre o céu e a terra, as pessoas trocam presentes, dão de si e recebem de outrem. Há uma incontida alegria nessa época. A família é celebrada, questionada, exaltada, reunida, transformada. Pode armar a árvore de natal e montar o presépio nesse espírito de família.
No dia do aniversariante, 25, Menino Jesus será colocado na manjedoura pela família
As pessoas que ainda têm capacidade de "maravilhar-se" estão aptas para tal empreitada. É preciso não apenas peças adquiridas no comércio, mas espírito de acolhida, de abertura ao mistério. Deus usou de misericórdia para conosco. Enviou-nos um Salvador, o seu único e amado Filho Jesus Cristo! Ele veio na precariedade da vida para nos despertar o sentido do cuidado da vida, da nossa e da do outro.
"É importante celebrar a fé, não apenas encher a casa de símbolos religiosos. Afinal, há muitos cegos que não percebem de jeito nenhum a presença de Deus no meio do mundo hoje. Há muitos que não se tocam para a palavra encarnada e para os desafios da caridade. Árvore, presépio, ceia serão mais bem aproveitados se no coração houver espaço para o Senhor e para os irmãos. Feliz Natal! Pax!", deseja com bênçãos o religioso.
Agradecimento
O metalúrgico aposentado, Jair Ferreira de Castro, 69 anos e sua esposa Isaura, trazem consigo e transmitem à sua família esse espírito de acolhida e entendem que todo agradecimento que possam fazer a Cristo Jesus nunca será o bastante. Mas, procuram sempre fazê-lo em orações e boas ações. E neste ano, para celebrar o nascimento do Salvador, Aquele que deu a sua vida por toda a humanidade, o casal que é frequentador do Santuário de Nossa Senhora Aparecida, montou um lindo presépio em frente a sua casa.
Com 17 peças, medindo 60 centímetros as maiores, o presépio, segundo o metalúrgico, é "uma forma de agradecer a Deus pela vida, o ar que respiramos, o alimento que não nos falta, a união da nossa família. Enfim, por tudo, pelas graças recebidas, o seu Amor Divino!", exclama Jair.
Segundo ele, católico fiel, devoto de Nossa Senhora Aparecida, ele que já tem uma gruta com 2 metros 20 cm (centímetros) com a imagem de 80 cm da santa no fundo de sua casa, no fim do ano passado ao passar pelo trevo de Paraguaçu Paulista viu um pequeno presépio montado, e foi quando teve a ideia de fazer o seu.
Toda a família se envolveu no processo, a filha Cassia, seu esposo Fábio que já trabalha com decoração, desde as pesquisas na internet para descobrir aonde poderiam mandar fazer as peças de concreto, pois na cidade não tem quem faça a não ser em resina e gesso, até a construção da base, entre outros detalhes.
"Quando via aquele presepinho achei tão bonito e me bateu aquela vontade. Descobri que em Londrina tinha uma fábrica que faz todas essas imagens de santos nos trevos das cidades. Entrei em contato e dentro de dois meses, por um custo de R$ 2.700, mais R$ 1.200 da estrutura estava tudo pronto! Agora é aguardar o dia 25, para colocar o nosso Menino Jesus em sua manjedoura", destaca o aposentado.
SANTO PAPA
Padre Sandro faz quatro citações do Papa Francisco sobre significados e valores do presépio. "Considero todos bem ajustados à nossa realidade", diz o sacerdote.
JESUS VIVE PERMANENTEMENTE NO MEIO DE NÓS
Francisco reforçou também que Jesus não só passou pela terra ou dedicou somente um pouco do seu tempo, "mas veio para fazer parte de nossa vida e acolher os nossos desejos". Segundo o papa, Jesus desejou viver "conosco e por nós". "O presépio nos recorda isso: Deus, por sua grande misericórdia, desceu até nós para permanecer permanentemente conosco", disse.
HUMILDADE E SIMPLICIDADE
"O presépio nos lembra que Ele nunca foi posto à força. Para salvar-nos, não mudou a história realizando um milagre grandioso. Ao contrário, veio com toda simplicidade, humildade e delicadeza. Deus não ama as revoluções impostas pelos poderosos da história e nem utiliza uma varinha mágica para mudar as situações." "Se fez pequeno, uma criança, para nos atrair com seu amor, para tocar nossos corações com sua humilde bondade; para contagiar com sua pobreza, aqueles que buscam acumular um falso tesouro deste mundo."
SÃO FRANCISCO DE ASSIS
Em seu discurso, o papa citou ainda São Francisco de Assis, que, de acordo com fontes franciscanas, tinha o mesmo desejo quando criou o presépio. O Santo Padre disse que São Francisco desejava celebrar o nascimento daquele Menino, nascido em Belém. "Nessa cena, portanto, ‘homenageia a simplicidade, exalta a pobreza e a humildade é louvada’ (468-469). Então, eu convido vocês a ficar na frente da manjedoura, porque ali a ternura de Deus nos fala. Ali contemplamos a misericórdia divina, que se fez homem e pôde olhar em nossos olhos"
(Papa Francisco, 1/12/2015)
FRATERNIDADE E SOLIDARIEDADE
"Aqueles que visitarem este presépio serão convidados a redescobrir o valor simbólico, que é uma mensagem de fraternidade, de partilha, de acolhida e de solidariedade", afirmou o Papa, recordando que "também os presépios montados nas igrejas, nas casas e em tantos lugares públicos são um convite a prepararmos um lugar em nossa vida e na sociedade para Deus, escondido no rosto de tantas pessoas que passam por dificuldades, pobreza e tribulações".
(Papa Francisco, 9/12/2016)