Padre e ex-deputado recebe homenagem póstuma em Prudente

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 18/08/2024
Horário 04:55

DA BATINA AO PLENÁRIO
Um dos fundadores do Lar dos Meninos, o padre Francisco Leão (1928-2004) recebe homenagem póstuma com nome de rotatória da Avenida Ana Jacinta com a Rua José Vital da Silva, em frente ao condomínio Jatobá, perto do Balneário da Amizade.  

EM EXTREMA
Padre que, depois de deixar o sacerdócio, foi eleito deputado federal, com mandato de 1979 a 1983. Após o mandato, foi morar em Extrema, em Minas Gerais. Casou-se com Rosa Maria Leão.

DE MINAS AO PARANÁ
Mineiro de Arceburgo, onde nasceu em 17 de julho de 1928, lá permaneceu até os dois anos de idade, quando a família foi para Jacarezinho, no Paraná, onde estudou do primário ao ginasial, o que atualmente compreenderia o ensino fundamental. 

ORDENAÇÃO DO SUL
Aos 14 anos, foi para o seminário em Londrina (PR), em 1943. Sua ordenação ocorreu na Ordem Religiosa Palotina no ano de 1954, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Dois anos depois, foi um dos fundadores do Lar dos Meninos, na Vila Formosa, em Prudente. 

ESTEVE ABRAÇADO
Instituição que recebeu o nome de Maria Miquelina de Medeiros, que começou abrigando seis meninos e chegou a atender 135 de uma só vez, contando com o abraço da comunidade, dos clubes de Lions e Rotary e da Maçonaria.  

BELA INICIATIVA
O Lar abrigava os meninos até os 18 anos de idade, de onde saíam com profissão e em condição de tocar a vida. A iniciativa da homenagem é da vereadora Joana D’Arc (União Brasil), com aprovação da Câmara e sanção do prefeito Ed Thomas (MDB).

FIGURA HISTÓRICA
Caso estivesse vivo, o ex-prefeito Florivaldo Leal completaria hoje 98 anos de idade. Foi um dos mais jovens e até pode ter sido o mais jovem dos prefeitos de Presidente Prudente, eleito em 1963 e que ficou quase dois anos no cargo.

TERROR NA VIDA REAL
Morreu assassinado a golpes de picareta no final da tarde de 21 de dezembro de 1965, quando tinha 36 anos de idade. Havia saído da Prefeitura para ir à inauguração do Cine Ouro Branco e foi atacado pelo servidor público municipal Erotides Oliveira.

NOME PERPETUADO
Por coincidência, foi eleito no ano da morte, também por assassinato, do presidente norte-americano John Kennedy (1917-1963). Florivaldo Leal é um nome que permanece vivo, por ser nome de escola, de rua e do prédio da Prefeitura.

ESPAÇOS PÚBLICOS
A Escola Florivaldo Leal fica na vila Tabajara, imediações da Santa Casa. A Rua Florivaldo Leal fica no Jardim Alto da Boa Vista, ao lado do Damha 1. O prédio da Prefeitura, no centro da cidade, tem o nome oficial de Paço Municipal Florivaldo Leal.

IMAGEM PRESERVADA
Na parte externa da Prefeitura, na confluência da Rua Tenente Nicolau Maffei com a Avenida Coronel José Soares Marcondes, tem uma estátua de Florivaldo Leal, próxima ao local de hasteamento das bandeiras.

GRANDE COINCIDÊNCIA
Pela árvore genealógica, Florivaldo Leal é tio-avô de Guilherme Piai, de 34 anos, e o mais novo secretário do governo Tarcísio de Freitas, na pasta da Agricultura. Florivaldo foi eleito prefeito em 1963 pelo Republicanos, atual partido de Piai e do governador.

Publicidade

Veja também