Pacientes do SUS têm acesso gratuito a remédios

Após o recebimento dos materiais, os universitários, com a supervisão do professor, fazem um processo de triagem.

PRUDENTE - Stephanie Fonseca

Data 05/09/2013
Horário 09:22
 

Todos os anos, em início de semestre, alunos dos cursos de Farmácia e Medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) arrecadam centenas de medicamentos com o "Trote do Bem". Estes ficam disponíveis na Farmácia Comunitária Universitária de Presidente Prudente. Segundo o professor e responsável pelo local, Sérgio Marcos da Silva, o serviço é voltado a pacientes com receitas do Sistema Único de Saúde (SUS), e os remédios não possuem custo.

Com o objetivo de ajudar a população, Silva ressalta que o serviço é realizado há 7 anos sob a tutela do curso de Farmácia e Bioquímica da Unoeste. "Muitos remédios ficam parados em clínicas e consultórios, e estes são doados aos alunos no trote solidário, então, aproveitamos e disponibilizamos ao público", completa.

Após o recebimento dos materiais, os universitários, com a supervisão do professor, fazem um processo de triagem. "Todo o medicamento recebido passa por um processo de análise, vemos se está em condições de uso, o vencimento, se o lacre não está aberto e depois disponibilizamos para a distribuição na farmácia", conta o professor.

Conforme o coordenador do curso de Farmácia, Luís do Nascimento Ortega, o serviço funciona como uma extensão universitária. "É uma oportunidade para os alunos conhecerem o trabalho. Lá é um cenário de aprendizagem", diz. Ainda segundo ele, é feito um acompanhamento principalmente com quem faz uso crônico, onde a evolução do tratamento é analisada e encaminhada aos médicos. O prudentino Mário Sérgio dos Santos conta que sempre leva a mãe para ser atendida pelos profissionais. "Ela precisa de muitos remédios e às vezes até tomava errado. Com o acompanhamento dos farmacêuticos está tudo controlado", conta.

Por dia, vão ao local, cerca de 120 pessoas. "Mas como dependemos de doação, às vezes não conseguimos atender todos os pacientes por não ter todos os tipos de medicamentos disponíveis. Contudo, fazemos sempre o melhor possível para atender mais da metade das pessoas", completa o responsável.

 

SERVIÇO

ATENDIMENTO

Qualquer paciente do SUS pode retirar remédios no local sob prescrição médica. Uma cópia do receituário fica com os farmacêuticos. O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 12h e entre 13h30 e 17h. Em caso de dúvidas, o contato é 3229-1000, ramal 1234.

 
Publicidade

Veja também