Ovo faz bem à saúde?

De vilão a aliado na dieta, o ovo, segundo especialistas, é um alimento completo, se preparado e consumido adequadamente

Saúde & Bem Estar - Cassia Motta

Data 19/04/2025
Horário 08:14
Incluir ovos na dieta pode ser uma escolha saudável e saborosa

Um alimento saudável, acessível, que contém proteínas, vitaminas, minerais, gordura. Estamos falando do ovo. Mesmo com tantos benefícios, ele já foi visto como um vilão. Isso porque a gema do ovo é rica em colesterol - e o colesterol pode contribuir para doenças cardíacas. No entanto, diversos estudos já demonstraram que não há necessidade de descartar a gema para controlar o colesterol. A parte amarela também é rica em diversos nutrientes. Conversamos com duas nutricionistas, que são unânimes: o ovo não faz mal à saúde!

Segundo a nutricionista Cinthia Lie Yokota, de Presidente Prudente, o ovo é um alimento que possui diversos benefícios, desde que consumido com moderação. Ele possui em sua composição todos os aminoácidos, sendo um alimento completo e nutritivo que auxilia na manutenção da massa magra e recuperação muscular. “O ovo possui nutrientes importantes como luteína, zeaxantina e vitaminas lipossolúveis como A, D, E, K e complexo B, auxiliando na imunidade e em diversas funções. Ele também possui colina, nutriente importante para a saúde do sistema nervoso central, atuando na saúde do cérebro, memória, cognição. Inclusive, na gestação, a colina tem papel fundamental na formação do bebê”.

Em relação aos malefícios que o ovo pode trazer, Cinthia explica que isso está mais relacionado com excesso de calorias, quando consumido de forma exagerada, visto que ele é rico em gorduras como o colesterol, que em excesso irá promover o aumento das calorias da dieta e, consequentemente, no aporte total recomendado desse nutriente.

Forma de preparo

A nutricionista Giulia Faustino, também de Prudente, fala que é preciso ter atenção em relação ao ovo na hora do preparo. “O ovo frito, por exemplo, temos aí adição do ovo e do óleo, que em grande quantidade, feito várias vezes na semana, pode sim ter um maior risco de aumentar o colesterol”.

Ela ressalta que o recomendado no preparo do ovo pode variar como cozido, pochê, omelete, mexido, evitando preparações fritas. “A gema do ovo é rica em colesterol, mas não em quantidade que possa causar alteração do colesterol ruim, se consumido de forma moderada e adequada”.

Cinthia acrescenta que a melhor forma de preparo dos ovos de maneira geral é cozido, pois preserva a maior parte de nutrientes e evita a adição de gorduras, como é o caso dele na frigideira. “Em relação aos riscos, o maior principalmente quando ele não fica completamente preparado [parcialmente cru] é de contração de salmonella, uma bactéria que pode causar intoxicação alimentar e sintomas como diarreia, vômito, febre e dor abdominal”.

Consumo do ovo

Cinthia explica que, de forma geral, não existe um consenso na ciência em relação ao número de ovos considerado limite. “O cuidado maior é com o excedente calórico e de nutrientes lipídicos que ele possui. O ideal é sempre buscar acompanhamento profissional para individualizar o seu consumo de acordo com as necessidades, objetivos e condições clínicas do paciente”.

Também na opinião de Giulia, o ovo pode ser consumido diariamente em diversas formas e preparações, mas aponta que alguns estudos trazem algumas recomendações. “Alguns estudos falam que o ideal seria de dois ovos por dia, acima dessa quantidade é necessário ter um acompanhamento com nutricionista e médico”.

Perda de peso

Como já foi falado, o ovo é um alimento saudável, uma boa fonte de proteínas e também uma ótima opção para quem quer perder peso. “O ovo pode ser interessante para a perda de peso, assim como outras fontes proteicas que promovem a saciedade, redução de retenção hídrica e melhora a preservação de massa magra durante o processo”, explica Cinthia.

Giulia afirma ainda que o ovo é um ótimo alimento tanto para quem quer perder peso, quanto para quem quer ganhar massa muscular. “Ele ajuda na saciedade, regulando o apetite ao longo do dia, além de ser um alimento prático e versátil para ser inserido no plano alimentar, e ajuda na regulação do índice glicêmico”.

Cedida


Cinthia: “O ovo possui em sua composição todos os aminoácidos, sendo um alimento completo”

Cedida


Giulia: “O ovo é um ótimo alimento tanto para quem quer perder peso, quanto para quem quer ganhar massa muscular”

Publicidade

Veja também