Outono de 2024 se despede nesta quinta-feira como um dos mais quentes da história

Atualmente, região soma 25 dias sem chuvas significativas; mesmo padrão climático observado nesta estação está previsto para o inverno, aponta especialista

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 19/06/2024
Horário 10:20
Foto: Reprodução
No inverno, as temperaturas no oeste paulista podem ficar até 2,0 graus acima da normalidade
No inverno, as temperaturas no oeste paulista podem ficar até 2,0 graus acima da normalidade

O outono de 2024 se despede nesta quinta-feira como um dos mais quentes da história. A temperatura média da estação, neste ano, de 24,3 graus, ficou 1,8 grau acima da normalidade, de 22,5 graus. A maior temperatura registrada no período foi de 35,5 graus, em 5 de abril, e a menor foi de 5,6 graus, em 29 de maio, revela o especialista em Agrometeorologia e Climatologia, Alexandrius de Moraes Barbosa, responsável pelo Centro de Monitoramento e Estudos Climáticos e de Previsão do Tempo da Estação Meteorológica da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). De maneira geral, o mesmo padrão climático observado no outono está previsto para o inverno, que chega nesta sexta-feira, com temperaturas acima e chuvas abaixo da normalidade. A previsão é de entrada de algumas massas de ar frio somente no fim de julho e início de agosto.
“Foi comum no outono de 2024 o registro de temperaturas típicas da estação da primavera. No dia 15 de junho, por exemplo, foi registrada a máxima de 32,1 graus, sendo esse o terceiro maior valor já registrado para o mês de junho. O maior valor é de 32,4 graus em 1965”, ressalta. Alexandrius ainda ressalta que choveu no outono 247 mm, sendo esse valor muito próximo a normalidade, de 236 mm. “No entanto, 73% do volume registrado se deu em apenas dois dias [choveu 182 mm entre os dias 13 e 14 de abril]. Entre o fim de abril e maio foi registrada uma estiagem de 35 dias. E, atualmente, a região já está a 25 dias sem chuvas significativas. Dessa maneira, o déficit de água no solo no outono foi de 100 a 150 mm”, frisa.

Previsão para o inverno
De acordo com Alexandrius, a estação do inverno é caracterizada pelo período mais seco do oeste paulista, sendo comum longos períodos de estiagem. No entanto, também é comum a ocorrência de algumas chuvas em decorrência da entrada de frentes frias. “A chuva histórica para o inverno na região é de 187 mm, sendo os meses de julho e agosto os mais secos do ano, com volumes abaixo de 50 mm”, cita.
Para o inverno de 2024, os modelos indicam que o bloqueio atmosférico, que é o responsável pelas temperaturas acima da normalidade e também tem dificultado a entrada de frentes frias, continuará ativo. Dessa maneira, os modelos indicam volume de chuva de 40 a 60% abaixo da normalidade (volume previsto de 80 a 100 mm).
Em relação às temperaturas, os modelos indicam que no inverno as temperaturas podem ficar até 2,0 graus acima da normalidade. “Isso não quer dizer que não irá fazer frio, e sim, que na média do período as temperaturas ficarão acima da normalidade. Provavelmente haverá a entrada de algumas massas de ar frio, principalmente no fim de julho e início de agosto”, relata. A temperatura média normal do inverno é de 22,5 graus, sendo o mês de julho o mais frio, com média de 20,9 graus, máxima de 26,5 graus e mínima de 15,3 graus.

Foto: Divulgação
Alexandrius: “estação do inverno é caracterizada pelo período mais seco do oeste paulista”
 

Publicidade

Veja também