Bahia, Pará, Mato Grosso, Maranhão, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O que esses Estados brasileiros têm em comum? Se a questão estiver contextualizada à apresentação do elenco do Osvaldo Cruz Futebol Clube, a resposta será: tudo. Entre os 24 atletas inscritos até aqui para representar a equipe no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, apenas quatro são nascidos no Estado de São Paulo. O restante veio "importado" de outros Estados, para ajudar o time em sua trajetória por uma vaga na Série A-3 do estadual.
Entre os atletas paulista, três vieram da capital. O volante Tiago e os atacantes Felippe e André. Além disso, um veio de Botucatu; o goleiro Anselmo. Outro detalhe do conjunto é que, a média de idade do elenco para esta temporada é de 19,5 anos, quase quatro anos abaixo do limite pré-estabelecido para a competição, que é de 23 anos.
O treinador da equipe, Luciano Ferreira dos Santos, Luciano Baiano, afirma que é com essa juventude e mistura de sotaques que o Osvaldo Cruz pretende brigar pelo acesso. "A prioridade foi contar com atletas do sub-20 do ano passado, e, com isso, adquirir entrosamento. Também contamos com a força de atletas vindos de outros Estados, sonhando com oportunidades, como alguns que vieram da Bahia, onde as condições do futebol do interior não são as melhores, com estruturas mais inferiores que do interior paulista", comenta o treinador.
Trajetória que soa familiar para o técnico Luciano Baiano, que também saiu do interior baiano, para realizar bons trabalhos em equipes tradicionais, de centros maiores do futebol nacional, como Ponte Preta de Campinas e Flamengo (RJ). "Na capital, em Salvador, só existem dois clubes grandes, o que faz muitos bons jogadores ficarem sem oportunidades. Então aqui poderá ser a grande chance da vida", diz o técnico.
Diretoria
O presidente do Azulão, Rubens Romanini, destaca que todo planejamento foi feito respeitando as limitações atuais, mas que, mesmo assim, a equipe acredita em um bom desempenho em 2017. "Fizemos muitas avaliações para chegar no time ideal, dentro de nossas possibilidades. Apesar de ser cedo para qualquer afirmação, acreditamos estar no caminho certo, estamos trabalhando muito pelo acesso", explica o presidente.
Na fase de preparação, o Osvaldo Cruz realizou dois amistosos. O primeiro contra a equipe do Marília, que disputa a série A-3 do Paulista, terminado em 1 a 1. E o segundo contra a equipe da Penapolense, que disputa a série A-2, vencido por 2 a 0 pelos comandados de Luciano Baiano.
Duelos que deram certa maturidade ao elenco. Por isso, para o treinador, além da vontade dos atletas e do planejamento cauteloso, o Estádio Breno Ribeiro do Val, Brenão, casa do Osvaldo Cruz, poderá ser seu diferencial e ajudar a equipe na disputa. "Em nosso estádio a torcida fica bem próxima e, conforme os resultados forem aparecendo, temos certeza que os torcedores comparecerão para incentivar. Com essa ajuda, o trabalho e a graça de Deus, mostraremos o porquê viemos, brigando até o fim", afirma.
A estreia do Osvaldo Cruz ocorrerá amanhã, às 16h, no Estádio Paulo Constantino, Prudentão, contra o PPFC (Presidente Prudente Futebol Clube). O primeiro jogo do Azulão em casa será no dia 16 deste mês, às 15h, contra o Vocem.
Atleta inscritos pelo Osvaldo Cruz
Goleiros
Jefferson, 20 anos
Anselmo, 20 anos
Laterais
Marcelo, 19 anos
Denilton, 21 anos
Orlan, 21 anos
Marcos Santos, 20 anos
Zagueiros
Pedro, 21 anos
Heron, 16 anos
Felipe Soares, 20 anos
Ricardo, 20 anos
Mateus (Arroz), 21 anos
Mateus Jesus, 20 anos
Volante
Tiago, 20 anos
Jefferson, 22 anos
Gustavo, 17 anos
Rangel, 20 anos
Meias
Natan, 17 anos
John, 21 anos
Atacantes
Felippe Cardoso, 18 anos
Vitor, 22 anos
José Antônio, 22 anos
André, 17 anos
Hiago, 17 anos
Yuri, 18 anos
Técnico: Luciano Ferreira dos Santos, Luciano Baiano