A cidade de Osvaldo Cruz iniciou ontem uma série de preparativos finais, estabelecidos pela FPF (Federação Paulista de Futebol) aos municípios que serão sedes da 49ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro de 2018. A movimentação é fruto da confirmação recebida pelos representantes da cidade, junto à FPF, no início de noite da última quarta-feira, declarando o Estádio Municipal Breno Ribeiro do Val, Brenão, em Osvaldo Cruz, como um dos palcos da primeira fase da Copinha, como também é conhecida a tradicional competição.
A certeza foi dada por meio de nota emitida pela assessoria de comunicação da entidade máxima do futebol de São Paulo. “A cidade de Osvaldo Cruz foi confirmada como sede da Copa São Paulo 2018”, resumiu a nota.
A confirmação foi dada um dia após a visita ao Brenão do coronel Isidro Suita Martinez, vice-presidente de infraestrutura da FPF. De acordo com nota emitida pelo Osvaldo Cruz, que juntamente com o município pleiteou a vaga, o coronel apontou a necessidade de algumas melhorias na infraestrutura do estádio, entretanto nada que comprometesse a conquista da vaga. “Em Osvaldo Cruz, verificamos que o estádio está em condições de receber [a Copa São Paulo] e vai necessitar de pequenas melhorias”, concluiu.
Sobre essas melhorias, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo da cidade, Odair Cavalcanti, afirmou que os apontamentos feitos pelo representante da FPF, em grande parte, estão voltados à questão de melhoria na segurança e requerem “maior análise, decisões em longo prazo, pois envolvem a destinação de mais recursos”. Mas ressaltou que nenhum desses tópicos pautados por Isidro Suita impediria a realização dos jogos.
De imediato, o município iniciou o trabalho de reforma no gramado do Brenão e, para o próximo mês, já se programou “para renovação dos laudos do Corpo de Bombeiros”, como explica Odair Cavalcanti. Por isso, o término dos trâmites burocráticos, em relação à aceitação do convite, tem previsão de ser efetuado entre hoje ou amanhã.
Histórico
Osvaldo Cruz sediará a Copa São Pauo pela segunda vez. Em 2014, após problemas com Marília (SP), a equipe sediou o grupo E da primeira fase, que tinha Internacional (RS), Brasília (DF), Rio Claro (SP) e Marília (SP). Na oportunidade, o time gaúcho avançou como líder do grupo e o time da capital federal como quarto melhor segundo colocado entre os 26 grupos formados naquele ano.
Estreia
Se sediar a competição não é novidade para os osvaldocruzenses, ter um time pela primeira vez na disputa da Copinha sim. Paralela à confirmação de ser umas das sedes de 2018, o time de Osvaldo Cruz recebeu a confirmação que será um dos integrantes da chave em disputa no Brenão.
O presidente do Azulão, Rubens Romanini, fala sobre a organização e o planejamento que envolverá a preparação da equipe, visando a primeira aparição do time no maior torneio das categorias de base do Brasil. “Temos uma base pronta e manteremos o Luciano Baiano no comando da equipe. Por isso, acreditamos que o time fará uma boa campanha já nesta primeira participação”, comenta o presidente.
O campeonato reúne anualmente mais de 100 clubes, vindos de todas as regiões do Brasil, e também convidados internacionais, onde, na fase inicial, são divididos em grupos sediados por cerca de 25 munícipios paulistas. A confirmação de todas as sedes e equipes, juntamente com a tabela da primeira fase, têm previsão de ser anunciada pela FPF em novembro.