Sim. Vão, sim. Mas não todos. Somente aqueles que conseguirem entregar conteúdo de valor, consistente e com profissionalismo. O restante, a grande maioria, irá permanecer na bolha em que já vive, fazendo stories aqui e ali, dancinha de Tik Tok, qualquer tuíte porcaria, posts de si próprio e gravando vídeos toscos e sem sentido em seus canais. Incluídos aí gente comum e empresas.
A verdade é que o mundo hoje se conecta a partir de conteúdos gerados em redes sociais e se comunicar por estes canais não é exatamente fácil. A comunicação é natural em qualquer ser vivo, mas reproduzi-la em um ambiente diferente da natureza exige muito mais técnica do que se pensa.
Ao conversar com alguém o emissor precisa escolher bem o canal em que a mensagem será enviada. Mas esta mesma mensagem precisa ser trabalhada em uma linguagem adequada ou quem irá receber ficará sem entender nada. Ou seja, trocando em miúdos, só ter a intenção de produzir conteúdo não resolve. Qual mensagem quero passar? Qual linguagem vou usar? Quem eu quero atingir? O canal é mais adequado? Como vou garantir que o receptor entendeu o que eu quis dizer?
Voltemos às redes sociais. Se, então, como eu disse que boa parte da comunicação global hoje se faz pelas mídias digitais em geral, como ser um bom comunicador?
Listo aqui seis passos para uma boa produção de conteúdo:
1 - Consuma conteúdos!
Leia, assista, analise, ouça.
Sem referência, não há repertório.
Sem repertório, não há conteúdo!
2 - Inove
Saia do próprio mundinho das coisas iguais e inove na forma e no conteúdo. Avance casas e se for o caso, volte. Pesquise por apps, veja o que há de novo nos perfis, faça testes e ofereça novas formas de consumo de conteúdo. Pessoas adoram novidades e valorizam quem oferece!
3 - Fique ligado!
Um bom produtor de conteúdo pode ser tudo, menos desatualizado. O que rola na cidade, no estado, no Brasil e no mundo é da sua conta sim. Um assunto de momento vira post, foto, áudio e vídeo e ainda diz para ao público que você ou sua empresa não estão perdidos no espaço.
4 - Não copie. Seja autêntico
A cópia é identificada imediatamente pelo público e é cancelada na mesma proporção. Crie conteúdos que reflitam personalidade própria e entregue ao público uma visão mais singular.
5 - Cuide de sua comunidade
O seu perfil faz parte de uma comunidade e não do mundo todo. Quer dizer que você fala para pessoas específicas e elas esperam atenção. Cuide, participe, interaja, colabore, acolha e ajude. Comunidade é assim, um por todos e todos por um.
6 - Analise as métricas
Toda produção de conteúdo publicada começa a gerar dados imediatamente e você precisa conhecê-los. As métricas colocam de forma clara como o público recebeu o conteúdo, em que você mais acertou e errou e dá indicações de como melhorar e esquentar suas produções.