Os esportes de base e suas instalações

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 26/06/2024
Horário 04:30

Quando se fala em Olímpiadas, normalmente temos o atletismo como referência das belíssimas imagens de divulgação de um grande evento. Já algum tempo temos ouvido que o atletismo sempre foi um esporte de base, devido seus movimentos simples de corrida e caminhada e por não precisar de algum material especial em sua iniciação, somente roupas leves e um tênis. Mas temos ouvido e muito também que a própria ginástica é considerada como esporte de base devido os seus movimentos corporais e muitos deles simples de realização. 
Penso que independente de qual seja a base, para que possamos de alguma forma iniciar algum esporte, seja ele de base ou não, temos um legado que já foi criado e que precisa de alguma maneira ser mais explorado. Principalmente, extrair deles valores que possamos agregar e cativar nossas crianças e adolescentes a um caminho de execução saudável. E se isso irá torná-los atletas de alto rendimento, para que possam representar a nossa nação, somente o tempo irá dizer. Vale sempre a tentativa de iniciar algum esporte que cative essa nova geração a ter o prazer em fazê-lo. Presidente Prudente já é um celeiro. 
Recentemente tivemos a inauguração da nova Pista de Atletismo Mário Covas, e que a instituição Unesp fez brilhar o quanto a cidade de Presidente Prudente e região já esperava por isso. Com a presença de autoridades, ex-atletas olímpicos e atletas, o momento foi considerado de pura magia a uma necessidade que esse esporte tem dado ao nosso Brasil. É notório que esse belíssimo espaço já seja a bússola, o que finda a buscar novos talentos. Nessa valorização permanente de tudo que se foi gasto como forma de se justificar o porquê das instalações, há o empenho maior daqueles que entendem e que buscam os apoiadores para que esse palco tenha seus verdadeiros representantes: crianças e adolescentes presentes nos treinamentos e competições. Isto é, uma formação de novos talentos. 
Daqui a alguns dias, e isso provavelmente irá acontecer, será inaugurado o Ginásio de Esportes Watal Ishibashi, que também já algum tempo está em reforma, e será um novo palco de grandes eventos esportivos e culturais. A esses espaços novos, que de maneira precisa, necessitam sentir, reviver e entender que há tempo não temos esses ambientes com um público presente e participativo. Essa carência de um público presente em nossas arquibancadas de pistas e ginásios se evadiu dos esportes, sejam eles coletivos ou individuais. Nunca será tarde, se divulgarmos com sabedoria que uma cidade como Presidente Prudente, onde se abrange uma região extensa de valores, talentos, pode e deve trazer o resgate de grandes eventos que marcam uma geração.  
É preciso se pensar grande, e agir, mas principalmente elencar aqueles que de alguma forma podem contribuir e muito ao nosso esporte e público presente nesses espaços. Evidentemente, e isso é pra ontem, elevar de alguma maneira a autoestima de nossos empresários e colaboradores, e fazer entendê-los da importância de apoiar o nosso esporte na cidade. Que as empresas, instituições, agremiações, seja qual for sua procedência, desde que agregue sua participação efetiva de fazer com que a educação através do esporte, possam trazer de volta as pessoas a terem o prazer por espetáculos de nível. Que busque além da competição sadia, um verdadeiro bem-estar pelo esporte de sua vivência.  
 

Publicidade

Veja também