A gelatina, que é de origem animal e rica em colágeno – é o elemento responsável pela manutenção dos ossos e pela reconstituição ou regeneração das articulações. O colágeno age de forma a travar o processo de flacidez natural, própria do envelhecimento. É um alimento muito bom como complemento para as dietas – uma alternativa doce que pode ser consumida nas versões light e diet.
Adicionar maçã, morango, pêssego ou abacaxi aos pedaços é uma forma de tornar a gelatina ainda mais nutritiva.
Sobremesa de gelatina
Creme: 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado, 3 gemas, 4 colheres de maisena. Leve ao fogo todos os ingredientes, mexendo até engrossar. Deixe cozinhar por 2 minutos. Desligue e coloque o creme em um refratário.
Gelatina: 1 pacote de gelatina, sabor morango, dissolvido em 250 ml de água fervendo e acrescentar mais 250 ml de água fria. Bater 3 claras em neve e juntar 6 colheres de açúcar. Misturar na gelatina e colocar sobre o creme.
Mousse de Abacaxi
Ingredientes: 6 gemas, 3 claras, 3 pacotes de gelatina em pó, incolor, 12 colheres (sopa) de açúcar, ½ litro de creme de leite, 3 copos de leite.
Doce de abacaxi: 1 abacaxi grande, 2 copos de água, 2 xícaras (chá) de açúcar. Cortar o abacaxi em pedacinhos, misturar a água e o açúcar, deixar ferver até obter um doce brilhante. Se for necessário, adicione mais água. Coar, reservando 1 copo de calda e os pedaços de abacaxi, separadamente. Colocar a gelatina de molho no copo da calda do abacaxi, mexer bem e levar ao fogo brando para dissolver. Bater as gemas com o açúcar. Levar o leite ao fogo e quando estiver morno, despejar sobre a gemada. Voltar ao fogo, mexendo sem deixar ferver. Deixar esfriar, juntar as 3 claras batidas em neve, o creme de leite batido como chantilly e os pedaços de abacaxi.
Pudim Romeu e Julieta
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite, 1 queijo (cerca de 500 g) tipo Minas fresco, 1 envelope de gelatina sem sabor, incolor, ½ xícara (chá) de água fria, 200 g de goiabada mole.
Preparo: Hidrate a gelatina na água e espere 5 minutos. Aqueça em banho-maria e reserve. Corte o queijo em pedaços e bata no liquidificador com o leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida. Coloque num refratário e leve à geladeira por 3 horas. Desenforme e coloque a goiabada por cima. Sirva gelado.
CASSOULET: a feijoada francesa
É uma especialidade gastronômica de origem francesa. Tem várias versões, mas é feita basicamente de feijão e carnes. Elas podem ser de ganso, pato, salsicha, linguiça, carne de porco, de perdiz ou cordeiro, dependendo da temporada do ano ou da variedade local.
Põe-se o feijão de molho algumas horas antes e depois é cozido em fogo baixo numa “cassole” ou caçarola de barro, daí a origem do nome “cassoulet”.
Na receita de hoje foram feitas algumas adaptações e ficou muito saboroso: feito com feijão branco, frango, linguiça, paio, carne de porco... semelhante à nossa feijoada. Como acompanhamento, sirva arroz branco, couve refogada e uma farofa bem soltinha. Aqui vai a receita:
Ingredientes: 1 ½ quilo de feijão branco, 1 quilos de frango (sobrecoxas), 400 g de linguiça calabresa, 1 paio, 500 g de carne de porco, 1 quilo de tomate (prepare um molho com esses tomates), 2 cebolas bem picadas, 1 alho-poró (só a parte branca) bem picadinho ou use 2 dentes de alho, 2 folhas de louro, sal, orégano, molho inglês, molho de pimenta, salsinha e cebolinha picadas.
Preparo: Lave e deixe de molho o feijão por uma hora. Troque a água e leve o feijão ao fogo lento para cozinhar. Numa panela coloque óleo e frite as cebolas e o alho-poró. Acrescente o frango e a carne de porco e deixe refogar, juntando sal, orégano, louro, molho inglês, molho de pimenta. Afervente as linguiças e tire as peles. Junte ao frango e mexa. Acrescente o molho de tomate (se quiser dar mais cor, junte 1 colher (sopa- de colorau). Quando o feijão estiver cozinhando, ainda um pouco duro, junte a ele o molho de carnes e tomate. Cozinhar junto até o feijão ficar macio. Para servir, junte a cebolinha e salsinha picadas.
nutrição
Cedida
Como fazer a criança comer frutas e legumes
Fazer uma criança comer frutas e legumes pode ser uma tarefa complicada para os pais, mas existem algumas estratégias que podem ajudar.
1 – Contar histórias e fazer jogos com as frutas e os legumes para estimular a criança a comê-los;
2 – Variar na apresentação e preparação dos legumes, por exemplo, se a criança não come cenoura cozida, tente colocá-la no arroz;
3 – Fazer pratos criativos, divertidos e coloridos com as frutas, como mostram as fotos;
4 – Não castigar a criança se ela rejeitar algum legume, ou fruta. Não forçá-la a comê-los, pois ela irá associar aquele alimento a uma experiência ruim;
5 – Dar o exemplo, comendo os mesmos legumes ou frutas que ela recusou;
6 – Deixar a criança ajudar a preparar as refeições, explicando quais os legumes que vai preparar e como;
7 – Inventar nomes engraçados para os legumes e as frutas;
8 – Levar a criança ao mercado para escolher e comprar as frutas e legumes;
9 – Ter sempre os vegetais à mesa: mesmo que a criança não coma é importante que se familiarize com o aspecto, cor e cheiro dos vegetais que atualmente não gosta.
O paladar da criança muda com o tempo, por isso, mesmo que ela rejeite alguma fruta ou legume pela primeira vez, é importante os pais oferecerem essa fruta ou legume pelo menos mais dez vezes em ocasiões diferentes. É um exercício para a língua e para o cérebro.